Makoto Shinozaki

篠崎誠 ©

 
 
 
    
 
Nome 篠崎誠 (Shinozaki Makoto)
Data de Nasc. 1963
Local de Nasc. Tóquio, Japão
Diretor, Roteirista, Produtor
 
  
 
 
 
 

 Makoto Shinozaki é um diretor conhecido por sua versatilidade e filmografia eclética. Trabalhando quase sempre com pequenos orçamentos e de maneira independente, o diretor já explorou gêneros que vão do drama ao horror, passando por comédia, ação e documentário.

Tragetória Shinozaki começa a fazer filmes com 14 anos, quando adquire uma câmera de 8mm. Em seus primeiros curtas ele trabalha com ação e horror.

Nos anos seguintes ele atende a Universidade de Rikkyō, onde estuda sob a tutela do crítico Shigehiko Hasumi, continua a fazer filmes em 8mm e conhece outros futuros diretores de sua geração, como Shinji Aoyama e Kiyoshi Kurosawa.

Após graduar-se Shinozaki trabalha para um cinema como projecionista e vendedor. Ao mesmo tempo ele inicia sua carreira de crítico e jornalista, trabalhando para uma pequena revista sobre cinema, o que lhe dá a chance de entrevistar diretores e atores prominentes. O diretor também continua a produzir filmes de 8mm e trabalha em produções de video como o filme The Guard from the Underground, the Kiyoshi Kurosawa. Ao ver as condições brutais de produção dos filmes de baixo orçamento da época, Shinozaki chega à conclusão de que não conseguiria trabalhar daquela maneira, e decide utilizar o próprio dinheiro para realizar seu primeiro filme da maneira que deseja.

Ele completa seu longa de estréia em 1995. Intitulado Welcome Home, o filme é selecionado para o Festival de Berlin do mesmo ano, onde ganha o prêmio de Melhor Novo Diretor. Juntamente com Like Grains of Sand, de Ryōsuke Hashiguchi, e Maborosi, de Hirokazu Koreeda, o filme de Shinozaki é um dos primeiros trabalhos da nova leva de diretores japoneses a atingir o mercado internacional, o que ajuda a abrir as portas do mundo para os novos filmes independentes do país.

Pouco depois em 1997 Shinozaki dirige o filme para a TV ブラディーマリーの誘惑 (aprox. A sedução de Bloody Mary), parte de uma série de dramas televisivos chamados 恋, した. Seu próximo projeto cinematográfico, Not Forgotten, é lançado em 1999. A relação do diretor com Takeshi Kitano, que tem início durante uma série de entrevistas Shinozaki conduz para revistas de cinema, rende a ele alguns projetos nos próximos anos, como um documentário sobre a produção do filme Kikujiro (que entra no Festival de Roterdão de 2000) e o especial de TV Asakusa Kid, baseado na biografia de mesmo nome de Kitano.

Pouco depois Shinozaki produz, em formato digital, o filme Cop Festival, que contém curtas de diretores como Kiyoshi Kurosawa, Shinji Aoyama, Akihiko Shinota e Hirokazu Koreeda. A ideia é tão bem sucedida que transforma-se em uma série, com 4 continuações até o momento e trabalhos de Takahisa Zeze, Kazuyoshi Kumakiri, Nobuhiko Yamashita e Hitoshi Ozawa, entre outros. Enquanto produz a serie, Shinozaki filma um grupo de curtas com o ator Tomio Aoki, que durante o período luta contra o câncer. Os curtas, compilados sob o nome Tokkan Jijii, participam de uma sessão no festival de Vancouver de 2003. De volta ao cinema, Shinozaki dirige Walking with the Dog em 2004, que é premiado no Shangai International Film Festival. O filme é a último trabalho de Aoki, que morre mais tarde no mesmo ano.

O último filme do diretor, Tokyo Island, sai em 2010. No momento, Shinozaki trabalha como professor no Department of Expression Studies do College of Contenporary Psychology da Universidade de Rikkyō.

Filmografia: Diretor – Cinema

Ano (curta) Título Original          [Episódio] a.k.a.                                      [Episódio] 
1990 (c) Nobody Home
1995 おかえり Welcome Home
2000 忘れられぬ人々 Not Forgotten
2004 犬と歩けば チロリとタムラ Walking with the Dog
2007 0093 女王陛下の草刈正雄
2010 怪談新耳袋 怪奇 Kai-ki: Tales of Terror from Tokyo
2010 東京島 Tokyo Island
2011 死ね!死ね!シネマ! Die! Directors, Die!

 Diretor – Documentários

1999 ジャムセッション『菊次郎の夏』公式海賊版 Jam Session: The Official Bootleg of Kikujiro

Diretor – TV

1997 ブラディーマリーの誘惑
2002 浅草キッドの「浅草キッド」
2008 クエスト~探求者たち~「映画監督・北野武」
____________________
Referências 
IMDb: Makoto Shinozaki (Inglês)
Midnighteye Interview: Makoto Shinozaki (Inglês)
International Film Festival: Makoto Shinozaki (Inglês)
Mes, Tom, and Jasper Sharp. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2005.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s