Ryōsuke Hashiguchi

橋口亮輔 ©

 
 
    
 
Nome 橋口亮輔 (Hashiguchi Ryōsuke)
Data de Nasc. 13 de Julho 1963
Local de Nasc. Nagasaki, Japão
Diretor, Roteirista, Ator
 
  
 
 
 
 
 

Ryōsuke Hashiguchi é um respeitado diretor independente e ativista social. Além de trabalhar com cinema, teatro e TV, ele é uma figura importante na luta por direitos iguais para homossexuais no Japão. Seus filmes ajudaram a introduzir e popularizar o uso da palavra “gay” na sociedade japonesa contemporânea e chamaram a atenção da mídia para o estigma social contra homossexuais no país.

Tragetória Hashiguchi experimenta com filmes de 8mm pela primeira vez durante o colegial. Depois de um pequeno período nas Forças de Autodefesa do Japão, o diretor ingressa na Universidade de Artes de Osaka para estudar cinema. Ele não conclui of curso porém, e deixa os estudos para trabalhar na TV.

Durante esse período ele produz o curta A Secret Evening, que recebe o Grand Prix no PIA Film Festival de 1989. O dinheiro concedido pela PIA como prêmio e fundos adicionais da produtora Pony Canyon ajudam Hashiguchi a completar seu primeiro longa-metragem, A Touch of FeverLançado em 1993, o filme explode nos cinemas japoneses, conquistando uma enorme bilheteria e causando furor devido a seu enredo, que lida com as vidas de dois jovens garotos de programa.

A estréia impactante do diretor desencadeia inúmeros eventos. O filme é selecionado como entrada oficial do Festival de Berlin, o que na época era raro para filmes independentes japoneses. Pouco depois do lançamento, Hashiguchi torna pública sua homossexualidade, transformando-se em uma das figuras mais importante no combate ao preconceito e na defesa dos diretos de gays e lésbicas no Japão. O sucesso de bilheteria do filme também aquece a industria independente do país, que passa receber mais atenção e investimentos, tanto de pequenas produtoras quanto dos grande estúdios.

Aproveitando o momento favorável Hashiguchi lança seu segundo filme, Like Grains of Sand, que compartilha a temática gay de seu primeiro trabalho. O filme ganha o Grand Prix do Festival de Roterdão e o prêmio de Melhor Filme no Torino International Gay and Lesbian Film Festival, além de acabar o ano como o décimo melhor filme japonês de acordo com a revista Kinema Junpo.

A atenção da mídia e a pressão montante intimida o diretor, que com dúvidas quanto à qualidade de seu trabalho decide separar um tempo para dedicar-se a pesquisa e outras atividades, como atuar em um seriado de TV e escrever.

O diretor volta à tela de prata em 2001 com a comédia Hush!, que também explora as felicidades e tribulações de relacionamentos homossexuais e heterossexuais no Japão contemporâneo. O filme estreia no Festival de Cannes do mesmo ano e chega ao segundo lugar na lista dos melhores filmes japoneses da Kinema Junpo.

Hush! É seguido de outro período de pesquisa e reflexão, que afasta o diretor do cinema por sete anos. Ele volta em grande estilo com All Around Us em 2008, seu último projeto até o momento e seu primeiro longa que não discute assuntos relacionados à sexualidade dos personagens, focando no convívio de um casal heterossexual ao longo de 8 anos de casamento. Lidando com temas como aborto e depressão, o filme foi muito bem recebido, rodando o mundo em festivais prestigiosos e ficando em segundo lugar na lista dos melhores filmes japoneses do ano, perdendo apenas para Departures de Yōjirō Takita.

Filmografia: Diretor – Cinema

Ano (curtaTítulo Original           [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
1989 夕辺の秘密 A Secret Evening
1989 二十才の微熱 A Touch of Fever
1995 渚のシンドバッド Like Grains of Sand
2001 ハッシュ! Hush!
2008 ぐるりのこと All Around Us
____________________ 
Referências
IMDb: Ryōsuke Hashiguchi (Inglês)
Midnighteye Interview: Ryōsuke Hashiguchi (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s