The Girl Who Leapt Through Time (1983)

時をかける少女 © Toei Co.

 
    
 
Título Original 時をかける少女 (Toki o Kakeru Shōjo)
a.k.a. A Viajante do Tempo (BRA)
Gênero Gendaigeki, Ficção Científica
Diretor Nobuhiko Ōbayashi
Roteiro Wataru Kenmochi
Cinematografia Yoshitaka Sakamoto
Música Masataka Matsutōya
Produtor Kyōko Ōbayashi, Haruki Kadokawa
Estúdio Toei Co.
Duração 104 min.
Lançamento 16 de Julho, 1983
 
Estrelando Tomoyo Harada (Kazuko Yoshiyawa), Takako Irie (Tatsu Fukamachi), Wakaba Irie (Noriko Yoshiyama), Ittoku Kishibe (Toshio Fukushima), Akiko Kitamura (Sadako Horikawa), Taizoh Masumoto (Takeo Haramichi), Makoto Naitō (Tetsuo Yoshiyama), Toshinori Omi (Goro Horikawa), Ryōichi Takayanagi (Kazuo Fukamachi)

Sinopse É sábado e a jovem Kazuko, assim como seus amigos Goro e Kazuo, são responsáveis pela limpeza do laboratório de ciências da escola. Um estranho acidente durante a tarefa deixa Kazuko inconsciente, e quando ela acorda não tem lembranças do aconteceu, exceto por uma memória persistente da fragrância de lavanda. Porém, algo não esta completamente correto. Eventos confundem-se em sua mente, e ela tem a impressão de estar vivendo o mesmo dia repetidamente. Premonições? Déjà vu? Ou algo mais sinistro? Seja o que for, Kazuko está certa que tem algo a ver com Kazuo, por quem ela sente-se cada vez mais atraída, e com a fragrância de lavanda…

Adaptação O filme foi adaptado da história de mesmo nome do autor Yasutaka Tsutsui, que foi originalmente lançada em capítulos separados em duas revistas juvenis da editora Gakken Co., Chūgaku Sannen Course em 1965 Taka Ichi Course em 1966. A primeira edição completa foi publicada pela editora Kadokawa Shoten em 1967. 

Prêmios

1983 Hochi Film Awards
Melhor Nova Atriz Tomoyo Harada
1984 Japan Academy Awards
Novata do Ano Tomoyo Harada
1984 Blue Ribbon Awards
Melhor Nova Atriz Tomoyo Harada
1984 Mainichi Film Concours
Grande Prêmio Sponichi para Novo Talento Tomoyo Harada
1984 Yokohama Film Festival
Melhor Nova Atriz Tomoyo Harada

Miscelânea A história de The Girl Who Leapt Through Time é muito popular no Japão, e já foi adaptada para mangá, TV e cinema inúmeras vezes. Entre as mais conhecidas versões estão a série de TV produzida pela rede NHK em 1972, estrelando Mayumi Asano; a série de 1994 da Fuji TV, com a pop idol Yuki Uchida no papel principal; o filme de 1997, estrelando Nana Nakamoto; o anime de 2006, que ganhou o prêmio de Animação do Ano do Japan Academy Awards; e a mais recente adaptação para o cinema, em 2010, com a atriz Riisa Naka.

O filme é um dos muitos longas de Ōbayashi gravados interamente em sua cidade natal, Onomichi, localizada na região de Hiroshima. Outros trabalhos durante a década de 1980 incluem Exchange Students (1982) e Lonely Heart (1985). Na década seguinte o diretor volta a situar novas produções na cidade, como Chizuko’s Younger Sister (1991), Goodbye for Tomorrow (1995) e One Summer’s Day (1999).

 Recursos

Artigos Resenhas [1] Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
IMDb: The Little Girl Who Conquered Time (Inglês)
Amazon.com: The Girl Who Leapt Through Time (Inglês)
Weisser, Thomas and Yuko Mihara Weisser. Japanese Cinema Encyclopedia: Horror, Fantasy and Science Fiction. Miami: Vital, 1997.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s