Yūya Ishii

石井裕也 ©

 
 
    
 
Nome 石井裕也 (Yūya Ishii)
Data de Nasc. 1983
Local de Nasc. Saitama, Japão
Diretor, Roteirista, Produtor
 
  
 
 
 
 
 

Yūya Ishii é um jovem e prolífico diretor, reconhecido internacionalmente por suas comédias repletas de temas existenciais. Com uma predileção por retratar a vida de desajustados e párias, seus filmes expõem o absurdo inerente do dia-a-dia cotidiano e os conflitos internos de pessoas desesperadamente à procura de significado no turbilhão social do Japão contemporâneo.

Trajetória O diretor completa seu primeiro filme, Bare-assed Japan, enquanto ainda estuda cinema na Universidade de Artes de Osaka, em 2005. O filme ganha notoriedade durante of próximos anos, e em 2007 recebe of Grand Prix do 29o PIA Film Festival.

Versátil e diligente, Ishii consegue realizar uma série de trabalhos em pouquíssimo tempo e com orçamentos limitados. Poucos messes após seu primeiro longa, ele incia a produção de Rebel, Jiro’s Love, que é lançado em 2006; na sequência vem Girl Sparks e Of Monster Mode, ambos em 2007.

O ano de 2008 revela Ishii para a comunidade internacional com dois eventos sem precedente. No 37Festival de Cinema de Roterdão o diretor é agraciado com seu próprio evento, uma sessão especial que apresenta toda a sua filmografia até o momento; a honra repete-se no 32o Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, onde a sessão “Ishii Yūya: Stranger than Hysnteria” repete a retrospectiva holandesa, e concede ao diretor o primeiro prêmio Edward Yang para Novo Talento.

No fim de 2009 Ishii apresenta seu novo longa, To Walk Beside You, no Festival Internacional de Cinema de Tóquio. Em 2010, com o dinheiro concedido pelo Grand Prix do PIA Film Festival, Ishii produz Sawako Decides. Durante as filmagens o diretor conhece sua esposa atual, a atriz Hikari Mitsushima.

Ishii inicia 2011 com dois novos longas, A Man With Style e Mitsuko Delivers. Sem perder tempo, atualmente o diretor está em pós-produção, colocando os toques finais em seu primeiro trabalho televisivo, エンドロール伝説の父um especial produzido pela companhia WoWow.

Filmografia: Diretor – Cinema

Ano (curtaTítulo Original         [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
2005 剥き出しにっぽん Bare-assed Japan
2006 反逆次郎の恋 Rebel, Jiro’s Love
2007 ガール・スパークス Girl Sparks
2007 ばけもの模様 Of Monster Mode
2009 君と歩こう To Walk Beside You
2010 川の底からこんにちは Sawako Decides
2011 あぜ道のダンディ A Man With Style
2011 ハラがコレなんで Mitsuko Delivers

Diretor – TV

2012 エンドロール伝説の父
____________________ 
Referências
Website oficial do diretor Yūya Ishii (Inglês / Japonês)
32th HKIFF: Ishii Yūya: Stranger than Hysteria  (Inglês)
IMDb: Yūya Ishii (Inglês)


Deixe um comentário