The Girl Who Leapt Through Time (1983)

The Girl Who Leapt Through Time

時をかける少女 (Toki o Kakeru Shōjo)

(A Viajante do Tempo – BRA)

por Marco Souza

時をかける少女 © Toei Co.

[ENGLISH]

Yasutaka Tsutsui é um dos mais lidos e cultuados autores de ficção científica do Japão. Escritor, dramaturgo, crítico, ator e músico, ele é um artista multimídia aclamado pela crítica e adorado pelo público. Seguindo uma linha satírica e crítica, seus escritos têm histórias que questionam a noção de realidade a partir de enredos que combinam situações corriqueiras transformadas por elementos fantásticos. O mais famoso dos livros de Yasutaka é 時をかける少女 (aprox. A garota que corria através do tempo), publicado em 1967, que conta a história da colegial Kazuko Yoshiyama, que adquire a habilidade de viajar através do tempo. Alcançando um grande sucesso e agradando a diferentes gerações japonesas, a história foi adaptada para outros meios. Virou uma série de TV em 1972, um filme de cinema em 1983, um filme televisivo em 1984, outra série de TV em 1994, outro filme de cinema em 1997, um curta para TV em 2002, um mangá em 2004, um anime para cinema em 2006 que é, na verdade, uma sequência da história original e outro filme para cinema em 2010, que também é uma sequência da história original.

時をかける少女 © Toei Co.

O anime de 2006 é, atualmente, a versão mais conhecida internacionalmente, mas é o filme de 1983 que tem o status de cult no Japão. The Girl Who Leapt Through Time é uma produção de baixo orçamento e com uma estética típica da década de 1980, apresentando roupas e cortes de cabelo característicos da época, além de ter Tomoyo Harada no papel de Kazuko Yoshiyama. Harada foi um dos principais fenômenos adolescentes japoneses dos anos 80, ganhando fama como cantora pop e atriz de séries de TV. The Girl Who Leapt Through Time foi o primeiro trabalho dela no cinema. A música tema do filme cantada por ela ficou bastante popular e é conhecida e executada até hoje no Japão.

Misto de ficção científica e drama de amor adolescente, o filme é fiel à fonte literária em que é baseado. A direção e a edição de Nobuhiko Ōbayashi e o roteiro de Wataru Kenmotsu tentam fugir da intenção do filme de servir apenas como veículo para a pequena diva ― não é à toa que os créditos finais são acompanhados por um clip de Harada cantando a música tema, uma exigência dos produtores para agradar aos fãs. Assim como no livro, o filme é sobre a colegial Kazuko Yoshiyama, que tem uma vida comum e feliz com seus dois amigos Goro Asakura (Toshinori Omi) e Kazuo Fukamachi (Ryōichi Takayanagi). Um acidente no laboratório da escola a deixa inconsciente, e quando ela acorda descobre que se tornou capaz de viajar no tempo ao sentir o cheiro de lavanda, revivendo, em suas viagens, o mesmo evento. As viagens a levam a conhecer um viajante do tempo que se apodera do corpo de Kazuo, o que cria uma espécie de triângulo amoroso entre Kazuko, Kazuo e o viajante, que também é o responsável por ela conseguir viajar no tempo. Os dois acabam se apaixonando, mas, como o viajante do tempo não pode permanecer na época da garota, eles não ficam juntos, cabendo a ele lembranças sempre presentes do sentimento mútuo e a ela memórias fragmentadas, que podem ser ativadas pelo cheiro de lavanda.

Os efeitos especiais do filme têm a limitação das técnicas do período em que foi feito e do orçamento modesto. Mesmo assim, algumas sequências se destacam, como o início do filme, em que a imagem em preto e branco vai gradualmente ficando colorida, os efeitos do terremoto e a montagem de fotos que marcam as viagens no tempo. Um dos aspectos mais interessantes do filme é, justamente, a junção de Harada com Obayashi. Ela, ídolo pop comercial, ele, expoente do cinema experimental. A combinação do lado comercial com o lado experimental faz com que The Girl Who Leapt Through seja visto por uns como um desastre e por outros como uma obra prima.

 *

Marco Souza é jornalista, vice-coordenador do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP, doutor em Comunicação e Semiótica e autor do livro Kuruma Ningyo, O Teatro de Bonecos no Japão.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s