Kōhei Oguri

小栗康平 ©

 
 
    
 
Nome 小栗康平 (Oguri Kōhei)
Data de Nasc. 29 de Outubro 1945
Local de Nasc. Gunma, Japão
Diretor, Roteirista
 
  
 
 
 
 
 

Kohei Oguri é conhecido por seus dramas líricos e belas composições visuais. Sua breve filmografia é renomada internacionalmente.

Trajetória Após graduar-se em Letras pela Universidade de Waseda, Oguri inicia sua carreira no começo do anos 70 como roteirista e assistente de direção freelance. Em 1973 ele escreve e dirige alguns episódios da série de TV 流星人間ゾーン (lançada nos EUA como Zone Fighter) para o estúdio Toho. Ele dá os primeiros passos de sua carreira cinematográfica sob a tutela do diretor Kiryo Urayama, e ao decorrer da década de 1970 também trabalha com Nobuhiko Obayashi, Michio Yamamoto e Masahiro Shinoda.

Em 1981 Oguri consegue realizar seu primeiro longa-metragem, o drama Muddy River, baseado em um livro do autor Teru Miyamoto. O filme é muito bem recebido ao redor do mundo, chegando ao topo do “Top Ten” de melhores filmes japoneses do ano da renomada revista Kinema Junpo e assegurando para Oguri o prêmio de Melhor Diretor do Japan Academy Awards de 1982, assim como uma indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no mesmo ano.

Sua posição como um dos mais talentosos diretores japoneses de sua geração solidifica-se com o lançamento de For Kayako (1984), baseado no livro de mesmo nome do autor coreano Lee Hoesung. Oguri ganha o Prêmio George Sadule pelo trabalho, tornando-se o primeiro diretor japonês a receber este prestigioso prêmio internacional.

Depois de um pequeno hiato Oguri retorna com The Sting of Death (1990), uma adaptação do romance homônimo de Toshio Shimao. O filme é um estrondoso sucesso, levando entre outros o prêmio FIPRESCI e o Grand Prize do Juri no Festival de Cannes de 1990. Planejando seus projetos meticulosamente, o diretor só lança um novo longa em 1996, o drama lúdico The Sleeping Man. Escrito pelo próprio diretor, o filme é produzido em sua terra natal, a província de Gunma, que além de servir de cenário banca todas as despesas.

De volta à TV, em 2003 Oguri coordena uma série de oito episódios com a título coletivo de 映画を見る眼―映像の文体を考える(aprox. “O olho que vê filmes – Pensando sobre a estrutura da imagem”), para o programa de TV人間講座 (aprox. Palestras humanas) na rede NHK .

Quase uma década após The Sleeping Man Oguri lança um novo filme, The Buried Forest, que estreou no Festival de Cannes de 2005 e é até o momento o último projeto do diretor.

Filmografia: Diretor – Cinema

 Ano (curtaTítulo Original         [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
1981 泥の河 Muddy River
1984 伽倻子のために For Kayako
1990 死の棘 The Sting of Death
1996 眠る男 The Sleeping Man
2005 埋もれ木 The Buried Forest

Diretor – Documentário

1973 流星人間ゾーン                            [Ep. 21 無敵! ゴジラ大暴れ] Zone Fighter                                       [Ep. 21 Invincible! Godzilla Rages]
1973 流星人間ゾーン                            [Ep. 26 粉砕! ガロガガンマーX作戦] Zone Fighter                                       [Ep. 26 Pulverize! The Garoga Gamma-X Strategy]
2003 人間講座                                        [映画を見る眼―映像の文体を考える]
____________________ 
Referências
Sci-Fi Japan: Zone Fighter Episode Guide (Inglês)
Website oficial de Kōhei Oguri (Japonês)
IMDb: Kōhei Oguri  (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s