Kirokazu Koreeda

是枝 裕和 ©

 
 
    
 
Nome 是枝 裕和 (Koreeda Hirokazu)
Data de Nasc. 06 de Junho 1962
Local de Nasc. Tóquio, Japão
Diretor, Roteirista, Produtor
 
  
 
 
 
 
 

Hirokazu Koreeda emerge no metade da década de 1990 como parte da chamada “nouvelle Nouvelle Vague” japonesa, ao lado de nomes como Shinji Aoyama e Naomi Kawase. Sua cinematografia caracteriza-se por dramas meditativos que tendem a explorar os conceitos de memória, a relação entre passado e presente e como as pessoas lidam com a perda de entes queridos.

Trajetória Pretendendo tornar-se romancista, Koreeda ingressa no programa de Literatura da Universidade de Waseda. Durante os anos de faculdade seu interesse por cinema aumenta, e depois de graduar-se ele decide trabalhar como assistente de direção na produtora de programas televisivos TV Man Union.

Enquanto cumpre seus deveres na companhia, Koreeda inicia um projeto pessoal, documentando o dia a dia de alunos de uma escola que ajudam a criar um bezerro. O diretor conclui Lessons form a Calf em 1991 e seus superiores, impressionados com o documentário do funcionário inexperiente, o promovem a diretor.

Ele continua a trabalhar com documentários nos anos seguintes. Seus próximos projetos, includindo However… (1991) e August Without Him (1994) são bem recebidos pela crítica e ganham prêmios locais e nacionais. Já neste primeiro período os trabalhos de Koreeda apresentam, em forma embrionária, os temas que virão a dominar sua filmografia, como memória e perda.

Partindo para a ficção, o diretor lança Maborosi em 1995, um filme que relata o processo de luto de uma mulher tentando compreender o suicídio repentino do marido. O longa é um sucesso imediato, percorrendo o mundo em festivais e recebendo os prêmios Golden Osella e OCIC de Melhor Diretor no Festival de Veneza.

Nos calcanhares de Maborosi vem outro documentário, Without Memory em 1996. Pouco depois Koreeda lança After Life em 1998, um novo longa de ficção. Aclamado internacionalmente, o filme chama atenção do estúdio hollywoodiano 20th Century Fox, que compra os direitos para o remake americano do filme.

Em 2001 o diretor lança Distance, que é nominado para a Palm d’Or no Festival de Cannes do mesmo ano. Durante este período Koreeda também leciona na Film School of Tokyo como professor de documentário. Seu próximo longa, Nobody Knows é lançado em 2004, e em 2006 ele aventura-se no gênero jidaigeki com a comédia dramática Hana.

Nos últimos anos Koreeda tem trabalhado majoritariamente com cinema de ficção, lançando Still Walking em 2008, Air Doll em 2009 e mais recentemente I Wish em 2011. Seu único documentário recente éSo I Can Be Alright: Cocco’s Endless Journey, lançado em 2008. Atualmente o diretor é parte da 放送倫理検証委員会(aprox. Comitê de Ética Transmissiva) da empresa BPO, um grupo de indivíduos que monitora a qualidade dos programas televisivos japoneses.

Filmografia: Diretor – Cinema

 Ano (curtaTítulo Original         [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
1995 幻の光 Maborosi
1998 ワンダフルライフ After Life
2001 DISTANCE Distance
2004 誰も知らない Nobody Knows
2006 花よりもなほ Hana
2008 歩いても 歩いても Still Walking
2009 空気人形 Air Doll
2011 奇跡 I Wish

Diretor – Documentário

1996 記憶が失われた時…ある家族の2年半の記録 Without Memory
1996 現しよ(往復書簡 河瀨直美×是枝裕和) This World
2008 大丈夫であるように ─Cocco 終らない旅─ So I Can Be Alright: Cocco’s Endless Journey

Diretor – TV

1991 もう一つの教育 伊那小学校春組の記録 Lessons from a Calf
1991 しかし… 福祉切り捨ての時代に However…
1992 日本人になりたかった…
1993 侯孝賢とエドワード・ヤン
1994 彼のいない八月が August Without Him
2010 妖しき文豪怪談 第4回                     [後の日] Kaidan – Horror Classics                     [Latter Days]
____________________ 
Referências
Website oficial de Hirokazu Koreeda (Japonês)
Website oficial da BPO (Japonês)
Website oficial de Naomi Kawase (Inglês/Japonês)
IMDb: Hirokazu Koreeda (Inglês)
Mes, Tom, and Jasper Sharp. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2005.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s