Gō Shibata

柴田 剛 ©

 
 
    
 
Nome 柴田 剛 (Shibata Gō)
Data de Nasc. 08 de Maio 1975
Local de Nasc. Kanagawa, Japão
Diretor, Roteirista, Produtor
 
  
 
 
 
 
 

Go Shibata trabalha como diretor independente de cinema desde 1999. Ele ficou conhecido por sua cinematografia deliberadamente caótica, uma predileção por câmeras digitais e o uso extensivo de música como parte da composição estética de seus filmes.

Trajetória Nascido em Kanagawa, perto de Yokohama, Go Shibata começou sua carreira durante seus anos de estudante na Osaka University of Arts. Seu projeto de conclusão de curso, NN-891102, sobre um jovem que acidentalmente grava o som da bomba atômica que devastou Nagazaki e é assombrado pela experiência durante os anos que seguem, foi lançado em 1999. O filme foi bem recebido no circuito independente, mas não gerou repercussão suficiente para assegurar a Shibata o financiamento de um segundo projeto. Nesse meio tempo ele produz o documentário de música punk All Crusties Spending Loud Night Noise, gravado ao vivo em 2002.

A falta de recursos não impede Shibata de começar um novo trabalho. Com a ajuda de alguns amigos e simpatizantes ele inicia a produção de seu próximo longa, a história de um tetraplégico – interpretado pelo portador de deficiências reais Masakiyo Sumida –que tornar-se um serial killer. O filme, Late Bloomer, estreou na edição de 2004 do festival Tokyo FILMeX, gerando controvérsia e projetando Shibata no cenário internacional. Pouco depois em 2005 o filme recebe o prêmio Cause and F(X) Dream Digital Award no 25oHawaii International Film Festival.

Depois do sucesso de Late Bloomer Shibata volta à direção em 2008 com Punch the Blue Sky, sobre um jovem e talentoso músico que forma uma banda em sua cidade natal para tocar em um festival de verão. No mesmo ano ele também dirige o DVD da banda de punk rock バミューダ★バガボンド. Em 2009 o diretor lança a comédia surrealista Doman Seman (originalmente intitulada Horikawa Nakatachiuri, que é o nome da parte de Kyoto onde o filme acontece), que estréia no festival Tokyo FILMeXepercorre o mundo em festivais internacionais, incluindo o Camera Japan Film Festival na Holanda, o Festival du Nouveau Cinema em Montreal e o New York Asian Film Festival nos EUA.

No momento, além de conduzir seus próprios projetos Shibata trabalha na subsidiária da produtora Shima Films em Kyoto.

Filmografia: Diretor – Cinema

Ano (curtaTítulo Original         [Episódio] a.k.a.                                         [Episódio
1999 NN-八九一一零二  NN-891102
2004 おそいひと Late Bloomer
2008 青空ポンチ Punch the Blue Sky
2010 堀川中立売 Doman Seman

Diretor – Documentário

2002 All Crusties Spending Loud Night Noise
____________________ 
Referências
Website oficial do distribuidor de Doman Seman no EUA (Inglês)
Website oficial do filme Doman Seman (Japonês)
Website oficial do filme Late Bloomer (Japonês)
IMDb: Gō Shibata (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s