FAQ

Bem-vindo!

Conheça a Kinemopedia Nippon, o mais novo recurso online para estudo de cinema japonês no Brasil.

 FAQ

(Perguntas Frequentes)

O que é a Kinemopedia Nippon?

Uma iniciativa com o intuito de disseminar o conhecimento e estudo de cinema japonês pelo Brasil. Nós nos dedicamos a gerar ou traduzir informação de qualidade para a língua portuguesa, afim de ajudar os pesquisadores locais a conduzir suas trabalhos e conectá-los com pesquisadores ao redor do mundo.

Eu não pesquiso cinema japonês, só gosto de assistir. Esse site é pra mim também?

Certamente. Todo o material disponível no site pode ser usado tanto para pesquisas sérias quanto para saciar a curiosidade de um cinéfilo sobre o diretor Kōhei Oguri, para conseguir umas dicas sobre o que assistir nesse fim de semana, ou para o entusiasta atrás daquela comédia de Shinobu Yaguchi que ele esqueceu o nome…

Vocês são como uma revista de cinema?

Não. Somos antes de tudo uma enciclopédia, um database online no estilo IMDb mas inteiramente dedicado à cinema japonês. Nós não publicamos – ainda – notícias ou matemos calendários sobre o lançamento de filmes no Japão e no exterior. Nosso intuito é criar uma central comunitária onde brasileiros possam encontrar-se para conhecer e discutir cinema japonês como um todo, e a partir daí dar aos leitores ferramentas para continuar suas pesquisas como acharem melhor.

O que mais vocês oferecem?

Além de informação enciclopédica sobre filmes, nós fornecemos perfis de diretores, vídeos, resenhas escritas por estudiosos ou acadêmicos brasileiros e do exterior (traduzidas para o português), estudos acadêmicos, monografias e artigos jornalísticos para leitura. No futuro próximo – mas próximo do que você imagina – nossa página de recursos externos estará funcionando, contendo uma lista comentada de websites, entrevistas exclusivas, mini-resenhas de livros e artigos, além de podcasts e nosso videoblog. Fique ligado!

Uh, o nome de tudo está em inglês! Por que?

Uma das principais funções da Kinemopedia é servir como auxílio para pesquisadores de cinema Japonês no Brasil e eventualmente no mundo todo. Por esse motivo é preciso que a enciclopédia possua uma nomenclatura em comum que todas as comunidades de estudiosos, dentro e fora de nosso país possam identificar. O nome internacional do filme geralmente é a maneira mais fácil de reconhece-lo, já que cada país tende a mudar o nome a seu gosto. Em adição, muito dos filmes enumerados na Kinemopedia não foram lançados no Brasil e por isso não possuem uma tradução oficial do nome. Qualquer filme que já tenha sido lançado no país tem o nome brasileiro na categoria “a.k.a.” (abreviatura do inglês para “também conhecido como).

Já que é pra estudo, então posso utilizar tudo que está no site?

Sim em não. Todo o material escrito disponível no site pode ser utilizado para pesquisa contando que os autores sejam propriamente creditados. Videos de filmes japoneses estão no site para propósitos educacionais e como tais respeitam as leis de direitos autorais. A reprodução desses videos para qualquer outra função é restrita pelas leis que protegem propriedade intelectual, e por esse motivo nós não disponibilizamos os videos para reprodução por terceiros, sem exceções. Nossos próprios videos também não estão disponíveis para cópia, sem exceções. Porém eles podem ser utilizados para pesquisa e os links compartilhados mediante o reconhecimento da autoria por citação.

Vocês tem contato com diretores e atores japoneses? Posso pegar o e-mail com vocês?

Certos membros de nossa equipe possuem contato com diretores e atores japoneses sim, mas nós não passamos informação que nos foi entregue a ninguém, sem exceções. Porém, em muitas de nossas páginas você encontra recursos públicos para contatar estes profissionais pessoalmente, como websites oficiais ou twitters. Dê uma olhada, quem sabe a informação que você precisa já está lá.

Eu estou procurando por um filme/diretor que vocês ainda não resenharam/fizeram perfil. O que faço?

Mande um e-mail para nós! Este é um site dedicado à comunidade, e se a comunidade quer algo, tudo o que deve fazer é se manifestar. Se houver uma demanda grande para um filme ou um diretor, esteja certo de que nós iremos atendê-la.

Eu não falo japonês… vocês podem passar uma mensagem minha para o meu/minha diretor/ator/atriz preferido?

Não. Nós somos uma enciclopédia, não um serviço de correio eletrônico ou site de fãs. Se quiser contatar seu ídolo que não fala português, dê uma passada no centro de cultura japonesa de sua cidade, quem sabe lá alguém lhe ajuda a escrever o seu e-mail.

Estou estudando/amo cinema japonês e gostaria que publicassem o que eu escrevi. Pode ser?

Nós sempre estamos procurando mais pessoas interessadas em cinema japonês para nos ajudar com este projeto. Enquanto não podemos garantir que vamos publicar o que você nos mandar, nós certamente estamos de portas abertas para todos aqueles que queiram contribuir. Porém saiba que este website não é destinado a fins lucrativos, o que significa que nós não temos dinheiro para pagar por seu trabalho. Ainda sim, sua publicação irá atingir toda a rede de estudantes e entusiastas de cinema japonês no Brasil, e se nós realmente gostarmos do que você escrever é possível que façamos a tradução para o inglês, o que significa que as maiores comunidades de estudiosos no mundo poderão ler o que você escreveu.

Posso promover minha empresa no seu site?

Não. Como dito acima, este é um projeto cultural sem fins lucrativos, e nós odiamos pop-ups e coisas do gênero. Mas estamos sempre abertos a sugestões ou possíveis parcerias culturais.

Quem são vocês (digo, as pessoas)?

Nossa página com os perfis dos contribuintes está aqui.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s