The Human Vapor (1960)

ガス人間第一号 © Toho Co.

 
    
 
Título Original ガス人間第一号 (Gasu ningen dai ichigo)
a.k.a. O Homem Gasoso (BRA)
Gênero Gendaigeki, Ficção Científica, Tokusatsu
Diretor Ishirô Honda
Roteiro Takeshi Kimura
Cinematografia Hajime Koizumi
Música Kunio Miyauchi
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 92 min.
Lançamento 11 de Dezembro, 1960
 
Estrelando Tatsuya Mihashi (Detetive Okamo), Kaoru Yachigusa (Fujichiyo Kasuga), Yoshio Tsuchiya (Mizuno, o Homem de Vapor), Keiko Sata (Kyoko), Fuyuki Murakami (Dr. Sato), Tatsuo Matsumura (Ikeda), Kô Mishima (Detetive Fujita), Ren Yamamoto (Nomura)

Sinopse Uma onda de assaltos a banco assola Tóquio. No rastro do possível criminoso, o detetive Kenji Okamoto acaba nas portas de casa de Fujichiyo Kasuga, uma bela dançarina que há muito tempo não apresenta-se para o público. A coincidência incomoda Okamoto e desperta o interesse da repórter Kyoko Kouno, que passa a investigar o mistério por conta própria. O cerco a Fujichiyo impele Mizuno, o namorado a dançarina, a sair das sombras e assumir a culpa pelos crimes. O que parece um caso encerrado dá uma guinada para o fantástico quando Mizuno revela poder transforma-se em vapor, escapando as autoridades e iniciando corrida contra o tempo para eliminar Mizuno antes que ele decida usar seus poderes para atos mais escabrosos do que ganho monetário.

Miscelânea O filme foi lançado nos EUA com o mesmo nome mas extensivamente re-editado pela empresa Brenco Productions, que também providenciou a dublagem para o Inglês. Entre as mudanças mais significantes está a identidade do Homem de Vapor, que é revelada no começo da versão americana, ao contrário de no meio do filme como no original. Porém, as mudanças não perturbaram o ator Yoshio Tsuchiya, que considera a versão americana melhor do que a japonesa.

The Vapor Man é geralmente agrupado com dois outros filmes lançados pela Toho na décadas de 50 e 60, que compõem a chamada “a trilogia mutante”. Este filmes repletos de efeitos especiais possuem como antagonista um ser humano que sofre algum tipo de mutação, e são diretamente opostos aos Kaiju eiga produzidos pelo estúdio na época, dos quais Godzilla é o mais famoso.  Os outros filmes da trilogia são The H-Man (1958) e The Secret of the Telegian (1960).

Recursos

Artigos Resenhas [1] Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
IMDb: The Human Vapor (Inglês)
Toho Kindgdom: The Human Vapor (Inglês)
JHMDb: The Human Vapor (Inglês)
Galbraith IV, Stuart. Japanese Science Fiction, Fantasy and Horror Films. North Carolina: McFarland & Co., 2007.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s