Godzilla Vs. Gigan (1972)

地球攻撃命令ゴジラ対ガイガン © Toho Co.

 
    
 
Título Original 地球攻撃命令 ゴジラ対ガイガン
a.k.a. Godzilla On Monster Island (USA)
Gênero Gendaigeki, Kaiju
Diretor Jun Fukuda
Roteiro Shinichi Sekizawa, Takeshi Kimura
Cinematografia Kiyoshi Hasegawa
Música Akira Ifukube
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 89 min.
Lançamento 12 de Março, 1972
 
Estrelando Hiroshi Ishikawa (Genko Kotaka), Yuriko Hishimi (Tomoko Tomoe), Minoru Takashima (Shosaku Takasugi), Tomoko Umeda (Machiko Shima), Toshiaki Nishizawa (Kubota), Zan Fujita (Fumio Sudo), Kunio Murai (Takashi Shima), Haruo Nakajima (Godzilla)

Sinopse O cartunista Genko Kotaka esbarra em um plano de dominação mundial no parque de diversões World Children’s Land. Ao utilizar uma fita roubada dos estranhos executivos que dirigem o local, Genko chama a atenção de Godzilla e Anguirus. Os dois monstros percebem que algo não está certo e partem da ilha onde residem em direção ao Japão. A chegada de Gigan e King Ghidorah complica a situação, e enquanto Genko seus amigos procuram desvendar quem está por trás de todos estes acontecimentos, cabe a Godzilla e Anguirus prevenir que seus inimigos gigantes ataquem a população local.

Sequência Godzilla Vs. Gigan foi seguido por Godzilla Vs. Megalon em 1973, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978 e intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A franquia Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Miscelânea O filme foi lançado nos EUA com o  título Godzilla On Monster Island. A versão americana possui algumas cenas re-editadas para excluir momentos violentos, afim de garantir uma classificação “G” (“General Audience”) nos cinemas.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Godzilla Vs. Gigan (Inglês)
IMDb: Godzilla Vs. Gigan (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Amazon.co.jp: 平成ゴジラ クロニクル (Japonês) 
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s