Mothra Vs. Godzilla (1964)

モスラ対ゴジラ © Toho Co.

 
    
 
Título Original モスラ対ゴジラ (Mosura tai Gojira)
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Kaiju-eiga
Diretor Ishirô Honda
Roteiro Shin’ichi Sekizawa
Cinematografia Hajime Koizumi
Música Akira Ifukube
Produtor Sanezumi Fujimoto, Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 89 min.
Lançamento 29 de Abril, 1964
 
Estrelando Akira Takarada (Ichiro Sakai), Yuriko Hoshi (Junko ‘Yoka’ Nakanishi), Hiroshi Koizumi (Prof. Miura), Yû Fujiki (Jiro Nakamura), Emi Ito (Fada Shobijin), Yûmi Ito (Fada Shobijin), Yoshifumi Tajima (Kumayama), Kenji Sahara (Banzo Torahata), Jun Tazaki (Editor Arota)

Sinopse Moradores de uma pequena vila descobrem um ovo gigante no meio dos escombros deixados por um tufão. Um grupo de cientistas deseja estudá-lo, mas o empresário Kumayama é mais astuto. Ele compra o ovo dos moradores e decide transformar o mesmo em uma atração turística. Em meio às discussões sobre o que fazer com a descoberta, duas pequenas fadas gêmeas aparecem. Elas chama-se Shobijin e dizem que o ovo pertence à deusa Mothra, que vive na ilha Infant. Enquanto isso, Godzilla emerge do mar e ataca a cidade de Nagoya. Desesperados, os humanos pedem ajuda a Mothra para conter o monstro. Porém convencer a deusa não será fácil, já que os humanos que requerem sua ajuda são os mesmos que roubaram seu precioso ovo.

Sequência O filme foi seguido por Ghidorah, the Three-Headed Monster em 1964, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978, intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A série Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Mothra Vs. Godzilla (Inglês)
IMDb: Mothra Vs. Godzilla (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s