King Kong Vs. Godzilla (1962)

キングコング対ゴジラ © Toho Co.

 
    
 
Título Original キングコング対ゴジラ
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Kaiju-eiga
Diretor Ishirô Honda
Roteiro Shin’ichi Sekizawa
Cinematografia Hajime Koizumi
Música Akira Ifukube
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 98 min.
Lançamento 11 de Agosto, 1962
 
Estrelando Tadao Takashima (Osamu Sakurai), Kenji Sahara (Kazuo Fujita), Yû Fujiki (Kinsaburo Furue), Ichirô Arishima (Mr. Tako), Jun Tazaki (Gen. Masami Shinzo), Akihiko Hirata (Dr. Shigezawa), Mie Hama (Fumiko Sakurai), Akiko Wakabayashi (Tamiye), Sachio Sakai (Obayashi)

Sinopse O diretor de uma companhia farmacêutica quer aumentar as vendas de sua empresa utilizando a captura de um monstro gigante como parte de sua nova campanha publicitária. Ele envia dois funcionários, Sakurai e Kinsaburo, para a ilha onde o monstro reside. Não muito longe, Godzilla irrompe do iceberg que o aprisionava e se dirige para terra firme, destruindo tudo que encontra em seu caminho. De volta à ilha, Sakurai e Kinzaburo descobrem que o monstro que eles estão procurando é o temível gorila gigante King Kong. Enquanto os dois funcionários desejam transportar Kong para Tóquio, os militares fazem o que podem para impedir Godzilla de aniquilar outra cidade. Os dois monstros acabam se encontrando no Monte. Fuji, onde uma batalha monstruosa decidirá o futuro do Japão!

Sequência O filme foi seguido por Mothra Vs. Godzilla em 1964, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978, intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A série Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Miscelânea O filme possui a versão americana que mais difere do original de qualquer filme da série Godzilla até o momento. Produtor John Beck não gostou do tom satírico da produção japonesa, e retirou este aspecto da versão estadunidense. Novas cenas com o ator Eric Carter interpretando um repórter da UN foram incluídas, assim como cenas com o ator Arnold Johnson, atuando como o diretor do New York Museum of Natural History. Outras modificações incluem uma nova trilha sonora, composta em sua maioria de música de outros filmes (como O Monstro da Lagoa Negra e Frankenstein Encontra o Lobisomem) e a inclusão de sequências do filme The Mysterians, utilizadas para complementar algumas das cenas de destruição.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: King Kong Vs. Godzilla (Inglês)
IMDb: King Kong Vs. Godzilla (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s