Godzilla Vs. the Sea Monster (1966)

ゴジラ・エビラ・モスラ 南海の大決闘

 
    
 
Título Original ゴジラ・エビラ・モスラ 南海の大決闘
a.k.a. Ebirah, Horror of the Deep (INT)
Gênero Gendaigeki, Kaiju-eiga
Diretor Jun Fukuda
Roteiro Shinichi Sekizawa
Cinematografia Kazuo Yamada
Música Masaru Satô
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 87 min.
Lançamento 17 de Dezembro, 1966
 
Estrelando Akira Takarada (Yoshimura), Kumi Mizuno (Daiyo), Chôtarô Tôgin (Ichino), Hideo Sunazuka (Nita), Tôru Watanabe (Ryôta Kane), Tôru Ibuki (Yata Ibuki), Akihiko Hirata (Capt. Yamoto), Jun Tazaki (Comandante do Red Bamboo), Chieko Nakakita (Mrs. Kane)

Sinopse O monstro marinho gigante Ebirah ataca o iate comandado por Ryôta, que está à procura de seu irmão desaparecido, Yata. A embarcação danificada desemboca na costa da ilha Infant, onde os passageiros são emprisionados pelos terroristas do grupo Red Bamboo, que tomou a ilha dos habitantes locais e os escravizou. Tentando escapar, Ryôta e seus amigos se deparam com Godzilla dormindo nos recessos de uma caverna. O grupo acorda o monstro, que enfurecido destrói tudo o que encontra pela frente. Para contê-lo o Red Bamboo utiliza sua arma secreta, um gigantesco condor. Pouco depois Ebirah ressurge e também confronta Godzilla. Como último recurso, os nativos convocam Mothra, a deusa protetora da ilha, na esperança de que ela neutralize os monstros e salve a ilha da devastação total.

Sequência O filme foi seguido por Son of Godzilla em 1967, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978, intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A série Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Miscelânea A versão americana de Godzilla Vs. the Sea Monster não possui muitas diferenças em relação ao original, exceto por algumas cenas menores que foram excluídas. Porém, a versão lançada na Alemanha apresenta uma reviravolta inesperada: Intitulado Frankenstein und die Ungeheuer aus dem Meer (Aprox. Frankenstein e o Monstro do Mar), a dublagem alemã modifica o enredo, declarando que o grupo Red Bamboo trabalha para Dr. Frankenstein, que por sua vez esta tentando dominar a tecnologia para criar monstros. De acordo com esta versão (que não possui cenas novas, apenas diálogos modificados), Dr. Frankenstein criou Mothra, o condor gigante e Ebirah, este último sendo o guarda-costas oficial da organização.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Godzilla Vs. the Sea Monster (Inglês)
IMDb: Godzilla Vs. the Sea Monster (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
The Tokusatsu Eiga Times: Godzilla from Deutschland (Inglês)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s