Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003)

ゴジラ×モスラ×メカゴジラ SOS © Toho

 
    
 
Título Original ゴジラ×モスラ×メカゴジラ SOS
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Kaiju-eiga
Diretor Masaaki Tezuka
Roteiro Masaaki Tezuka, Masahiro Yokotani
Cinematografia Yoshinori Sekiguchi
Música Michiru Ohshima
Produtor Shogo Tomiyama
Estúdio Toho Co.
Duração 91 min.
Lançamento 13 de Dezembro, 2003
 
Estrelando Noboru Kaneko (Yoshito Chûjô), Miho Yoshioka (Azusa Kisaragi), Mitsuki Koga (Kyôsuke Akiba), Hiroshi Koizumi (Dr. Shin’ichi Chûjô), Akira Nakao (Premier Hayato Igarashi), Kôichi Ueda (General Dobashi), Kô Takasugi (JSDF Tenente Togashi), Masami Nagasawa (Fada Shobjin), Chihiro Ôtsuka (Fada Shobijin)

Sinopse Enquanto Kiryu, a versão ciborgue de Godzilla, está sendo reparado, o cadáver da tartaruga gigante Kamoebas aparece em uma praia, indicando que o verdadeiro Godzilla está de volta e mais feroz do que nunca. Mothra, a deusa da Ilha Infant, confronta o réptil gigante para defender o Japão. Sozinha Mothra é incapaz de conter Godzilla. Porém a chegada oportuna do renovado Kiryu e a ajuda adicional de dois filhotes de Mothra dão ao grupo de colossos uma chance contra o Rei dos Monstros.

Sequência O filme foi seguido por Godzilla: Final Wars em 2004, o último filme da série até o momento. Atualmente a franquia conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978, intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A série Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Godzilla: Tokyo S.O.S. (Inglês)
IMDb: Godzilla: Tokyo S.O.S. (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s