Godzilla Raids Again (1955)

ゴジラの逆襲 © Toho Co.

 
    
 
Título Original ゴジラの逆襲 (Gojira no Gyakushû)
a.k.a. Gigantis the Fire Monster (USA)
Gênero Gendaigeki, Kaiju-mono
Diretor Motoyoshi Oda
Roteiro Shigeaki Hidaka, Takeo Murata
Cinematografia Seiichi Endo
Música Masaru Satô
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 82 min.
Lançamento 24 de Abril, 1955
 
Estrelando Hiroshi Koizumi (Shoichi Tsukioka), Setsuko Wakayama (Hidemi Yamaji), Minoru Chiaki (Kôji Kobayashi), Takashi Shimura (Kyohei Yamane-hakase), Masao Shimizu (Dr. Tadokoro), Seijirô Onda (Capt. Teresawa), Sonosuke Sawamura (Shingo Shibeki), Yoshio Tsuchiya (Tajima), Mayuri Mokusho (Yasuko Inouye)

Sinopse Dois pilotos que trabalham para uma fábrica de atum em conserva encontram Godzilla e um outro monstro lutando em uma ilha deserta na costa de Osaka. Após trazer a notícia à civilização, eles descobrem que a outra criatura é Anguirus, um animal pré-histórico. Auxiliado pelos militares, cientistas e o governo elaboram uma estratégia para afastar Godzilla de Osaka, mas uma série de complicações não só faz o monstro invadir a cidade costeira, mas também atrai Anguirus. Os dois gigantes se envolvem em uma batalha feroz, destruindo tudo que cruza o seu caminho.

Adaptação O filme é baseado no livro ゴジラ (Aprox. Gojira) do escritor e roteirista Shigeru Kayama, que também escreveu a história na qual o primeiro filme da série é baseada.

Sequência Godzilla Raids Again foi seguido por King Kong vs. Godzilla em 1962, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978, intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A série Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Miscelânea Como o filme anterior da séria, a versão americana de Godzilla Rides Again foi modificada para a audiência ocidental. A primeira tentativa de adaptação, nas mãos da produtora AB-PT Productions, propunha uma mudança radical, cortando todas as cenas com atores japoneses e regravando-as com americanos. O filme seria re-intitulado The Volcano Monsters. Porém a produtora foi à falência antes que pudesse concluir of projeto, que passou para as mãos de Paul Schreibman, Edmund Goldman e Newton P. Jacobs. Os três produtores por sua vez re-editaram o filme e decidiram promovê-lo como um longa completamente original, desvinculado da série Godzilla. Para este fim, eles renomearam Godzilla de “Gingantis” e mudaram seu rugido. O novo filme foi intitulado Gigantis the Fire Monster e lançado em 1959 pela Warner Bros. em uma sessão dupla com Teenagers from Outer Space.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Godzilla Raids Again (Inglês)
IMDb: Godzilla Raids Again (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
Amazon.co.jp: 平成ゴジラ クロニクル (Japonês)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s