Kiyoshi Kurosawa

黒沢 清 ©

 
 
    
 
Nome 黒沢 清 (Kurosawa Kiyoshi)
Data de Nasc. 19 de Julho 1955
Local de Nasc. Kobe, Japão
Diretor, Roteirista, Escritor
 
 
 
 
 
 
 

Kiyoshi Kurosawa é associado ao renascimento da industria cinematográfica Japonesa no final da década de 90, um período durante o qual ele se torna parte do movimento J-Horror e seus filmes participam dos festivais de cinema internacionais mais prestigiosos do mundo. Apesar do sobrenome, Kurosawa não possui relação familiar com o diretor Akira Kurosawa.

Trajetória Kurosawa se interessou por cinema durante seus anos de faculdade na Universidade de Rikkyô, onde estudava sociologia. Lá ele participou de classes ministradas por Hasumi Shigehiko, um renomado crítico e teorista de cinema do Japão. A paixão instigada por Shigehiko impulsiona Kurosawa a experimentar com filmes 8mm. Seus curtas School Days e Vertigo College ganham prêmios no prestigioso festival PIA de cinema independente, o que lhe abre as portas para trabalho como aprendiz na indústria cinematográfica japonesa.

Seu primeiro filme como diretor, o pinku eiga The Kandagawa Wars é lançado em 1983. O filme não agrada aos produtores, que ficam desapontados com as cenas eróticas orquestradas por Kurosawa. Seu filme seguinte, desta vez para o grande estúdio Nikkatsu, resulta em uma reclamação similar. Inicialmente Intitulado College Girl: Shameful Seminar, o longa é considerado inadequado para o padrão Nikkatsu de pinku, sendo arquivado sem lançamento. Inconformado, Kurosawa compra o filme do estúdio, grava novas cenas, reedita o original e lança-o independentemente em 1985, sob o título The Excitment of the Do-Re-Mi-Fa Girl.

Irados com a petulância do diretor noviço em ignorar a decisão do estúdio, Nikkatsu o põe na lista negra da indústria, rotulando Kuorsawa como um diretor teimoso e problemático. O exílio forçado dura por quatro anos, até que Juzo Itami, na época um dos mais bem-sucedidos ator e cineasta do Japão, o convida para dirigir Sweet Home em 1989. Sweet Home sucede nas bilheterias, mas Kurosawa e Itami engajam em uma batalha legal por cause do filme, o qual Kurosawa alega Itami reedita e regrava sem sua permissão. Kurosawa eventualmente perde a luta. Sua situação, já complicada devido ao conflito com a Nikkatsu, se agrava, e Kurosawa é praticamente expulso do mainstream cinematográfico japonês, não conseguindo arranjar trabalho com nenhum dos grandes estúdios ou produtoras de renome.

Sem muitas opções, Kurosawa começa a trabalhar com TV e vídeo de baixo orçamento, subsistindo graças ao mercado emergente de V-Cinema. Durante este período ele é convidado pelo Robert Redford’s Sundace Institute para atender a um de seus famosos Screenplay Workshops, além de lançar seu primeiro livro sobre cinema, 映像のカリスマ―黒沢清映画史 (Aprox. O Carisma da Imagem). Kurosawa então passa os próximos 5 anos dirigindo episódios e especias para séries de TV e longas para o mercado de video.

Sua carreira muda de rumo em 1997 com o lançamento de A Cura. Sucesso no Japão e no exterior, o filme participa de festivais prestigiosos ao redor do mundo. Os próximos anos rapidamente solidificam o lugar de Kurosawa entre os nomes mais importantes do cinema Japonês da atualidade, particularmente o ano de 1999, em que seus filmes estreiam no circuito internacional em três dos mais importantes festivais de cinema do mundo: Lincense to Live no festival de Berlin, Charisma em Cannes e Barren Illusions no Festival de Veneza.

O bom momento do fim do século passado estende-se até o novo milênio, onde Kurosawa torna-se um dos personagens chave do movimento J-Horror, primeiramente com Kairo, lançado em 2001 (e refeito por Hollywood em 2006), e depois com os filmes Loft (2005) e Retribution (2006), este último um dos seis filmes que compõem o projeto J-Horror Theater do produtor Takashige Ichise.

Seu último longa, Sonata de Tóquio, foi lançado em 2008. No momento Kurosawa está trabalhando na adaptação do livro Shokuzai de Kanae Minato para uma mini-série de TV, que será transmitida em Janeiro do ano que vem pelo canal de TV a cabo WOWOW. Além disso, Kurosawa também continua trabalhando como professor na Graduate School of Film and New Media da 東京芸術大学 (Aprox. “Universidade Nacional de Artes de Tóquio”), a mais prestigiosa escola de artes do Japão.

Filmografia – Cinema

Ano (curta) Título Original                          [Episódio] a.k.a.                                                        [Episódio]
1973 (c) Rokkô
1975 (c) Bôryoku kyôshi: hakuchû daisatsuriku
1976 (c) Fukakutei ryokôki
1976 (c) Shingô chikachika
1977 (c) 白い肌に狂う牙
1978 (c) School Days
1980 (c) しがらみ学園 Vertigo College
1982 (c) Tôsô zen’ya
1983 (c) Ningensei no kejime
1983 神田川淫乱戦争 The Kandagawa Wars
1985 ドレミファ娘の血は騒ぐ The excitement of the Do-Re-Mi-Fa Girl
1988 (c) Fuyu no omogage Girl! Girl! Girl!
1989 スウィートホーム Sweet Home
1992 地獄の警備員 The Guard From the Underground
1997 キュア Cure
1999 ニンゲン合格 License to Live
1999 大いなる幻影 Barren Illusions
1999 カリスマ Charisma
2001 回路 Kairo
2003 アカルイミライ Bright Future
2003 ドッペルゲンガー Doppelganger
2005 ロフト Loft
2006 Retribution
2008 トウキョウソナタ Tokyo Sonata

Diretor – Video 

1994 ヤクザタクシー 893TAXI Yakuza Taxi
1994 打鐘(ジャン) 男たちの激情 Man of Rage
1995 勝手にしやがれ!!                             [強奪計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Heist]
1995 勝手にしやがれ!!                             [脱出計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Escape]
1996 勝手にしやがれ!!                             [黄金計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Loot]
1996 勝手にしやがれ!!                             [逆転計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Gamble]
1996 勝手にしやがれ!!                             [成金計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Nouveau Rich]
1996 勝手にしやがれ!!                             [英雄計画] Suit Yourself or Shoot Yourself!            [The Hero]
1996 Door III
1997 復讐 運命の訪問者 The Revenge: A Visit from Fate
1997 復讐 消えない傷痕 The Revenge: The Scar that Never Fades
1998 蛇の道 Serpent’s Path
1998 蜘蛛の瞳 Eyes of the Spider
____________________
Referências
Japanese Horror Movies Database: Kiyoshi Kurosawa (Inglês)
IMDb: Kiyoshi Kurosawa (Português) 
Toronto J-Film Pow-Wow: Kyoko Koizume Reunites with Kyioshi Kurosawa… (Inglês)
Mes, Tom, and Jasper Sharp. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2005.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s