Sweet Home (1989)

スウィートホーム © Toho Co.

 
    
 
Título Original スウィートホーム (Suîto Hômu)
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Kiyoshi Kurosawa
Roteiro Kiyoshi Kurosawa
Cinematografia Yonezou Maeda
Música Masaya Matsuura
Produtor Yasushi Tamaoki, Juzo Itami
Estúdio Toho Co.
Duração 101min.
Lançamento 21 de Janeiro, 1989
 
Estrelando Nobuko Miyamoto (Akiko Hayakawa), Juzo Itami (Kenichi Yamamura), Shingo Yamashiro (Kazuo Hoshino), Nokko (Emi Hoshino), Fukumi Kuroda (Asumi), Ichirou Furutachi (Ryou Taguchi), Machiko Watanabe (Mrs. Mamiya)

Sinopse Produtor de TV Kenichi Yamamura leva sua filha e uma equipe de filmagem para uma mansão abandonada, afim de documentar a redescoberta e restauração de um fresco do renomado artista Mamiya. Chegando no local o grupo encontra frescos desconhecidos que apresentam imagens horrendas. A investigação da equipe revela fatos sombrios sobre o passado de Mamiya e sua família e inadvertidamente incorre a ira de uma espírito que habita a mansão.

Prêmios

1990 Japan Academy Prize
Melhor Som (nomeado)

Videogame Itami e a empresa Capcom produziram uma videogame baseado no filme em 1989 para o console Famicom da Nintendo. Promovido como um RPG tradicional com elementos de horror, Sweet Home é reconhecido como a inspiração da série de jogos estilo “survival horror” Resident Evil e é considerado por muitos estudiosos como o primeiro jogo do gênero a ser lançado comercialmente.

Miscelânea Itami e Kurosawa se envolveram em uma briga judicial após o lançamento do filme, o qual Kurosawa alegou Itami teria refilmado e e re-editado sem a sua permissão. Kurosawa acabou perdendo, e entrou mais uma vez na lista negra na indústria cinematográfica Japonesa. No passado Kurosawa foi ostracizado devido a um desentendimento com o estúdio Nikkatsu em relação ao filme The Excitement of the Do-Re-Mi-Fa Girl, que o afastou da indústria por quase 3 anos. Depois de Sweet Home Kurosawa foi incapaz de realizar projetos com os grandes estúdios por quase uma década, tendo que trabalhar apenas com TV ou no mercado V-Cinema de baixo orçamento até 1997, quando o sucesso de Cure lhe permitiu retornar ao mainstream.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
MobyGames: Sweet Home (Inglês)
IMDb: Sweet Home (Português)
JHMDb: Sweet Home (Inglês)
Mes, Tom, and Jasper Sharp. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2005.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s