Hiroshi Takahashi

高橋洋 ©

 
 
    
 
Nome 高橋洋 (Takahashi Hiroshi)
Data de Nasc. 08 de Agosto, 1959
Local de Nasc. Chiba, Japão
Roteirista, Diretor
 
 
 
 
 
 
 

Hiroshi Takahashi é um dos nomes mais importantes ligados ao movimento J-Horror do cinema japonês. Ele torna-se proeminente como roteirista no final dos anos 90 e início da década de 2000 devido a sua parceria com o diretor Hideo Nakata na série de filmes O Chamado. Ele é também diretor de cinema e um dos teóricos mais conhecidos do gênero J-Horror, juntamente com o escritor Konaka Chiaki.

Trajetória Takahashi começa a filmar curtas 8 milímetros em seus anos de colegial. Enquanto estudante ele participa do Centro de Pesquisas Cinematográficas da Universidade de Waseda, onde gradua-se em 1985. Subsequentemente em 1989 Takahashi edita o fanzine de cinema 映画王 (Aprox.: King Cinema). Sua carreira profissional tem início em 1990, trabalhando como roteirista no show televisivo 離婚・恐婚・連婚 (Aprox.: Divórcio*Medo*Casamento) dirigido por Morisaki Azuma.

O ano de 1992 marca o começo da parceria de Takahashi com Hideo Nakata, no especial de TV Curse, Death & Spirit. Takahashi escreve dois dos três segmentos do programa, que é o primeiro trabalho oficial de Nakata como diretor. Os dois voltam a trabalhar juntos em 1996 no filme Don’t Look Up, roteirizado por Takahashi e dirigido por Nakata para a o projeto cinematográfico J-Movie Wars, produzido por Takenori Sento.

A parceira dos dois atinge o ápice em 1998 com o lançamento de O Chamado para o cinema. Adaptado do livro de Koji Suzuki por Takahashi e dirigido por Nakata, o filme vira um sucesso internacional pouco após seu lançamento, popularizando o que hoje é conhecido como o movimento J-Horror. No mesmo ano Takahashi ainda roteiriza mais dois trabalhos significantes, que solidificam sua reputação na industria cinematográfica japonesa: o filme Shinsei Toire no Hanako-san (a.k.a. School Mystery), dirigido por Yukihiko Tsutsumi, o quarto e até o momento último filme baseado na lenda urbana de Hanako; e Serpent’s Path, um drama Yakuza dirigido por Kiyoshi Kurosawa.

O sucesso de O Chamado e a recepção negativa da continuação Rasen levam o produtor Takachige Ishise a decidir por ignorar o segundo filme da série e encomendar uma nova sequência. Ishise então recruta o time Takahashi e Nakata para criar um história original baseada no primeiro filme, e não no livro de Suzuki. O Chamado 2 é lançado em 1999, sendo bem recebido pelo público e pela crítica. O sucesso do novo filme leva à produção de O Chamado 0: Aniversário, roteirizado por Takahashi e dirigido por Norio Tsuruta.

Depois da série O Chamado, Takahashi associa-se com o diretor Hirohisa Sasaki para roteirizar dois filmes, Crazy Lips (2000) e Gore from Outer Space (2001). Em 2003 ele começa sua carreira profissional de diretor com o curta “The Garden” para a série de TV Tales of Terror from Tokyo. Pouco depois em 2004 ele estréia no cinema com o filme Sodom the Killer, que lhe assegura o prêmio de Melhor Diretor pelo Japanese Professional Movie Awards no ano seguinte. Também em 2004 Takahashi lança o livro 映画の魔 (Aprox.: O Demônio do Cinema), com resenhas, comentários e tratados sobre a natureza e a estética do cinema japonês de horror contemporâneo.

Voltando a direção em 2007 Takahashi lança o curta 狂気の海 (Aprox.: Mar da Loucura) direto para vídeo e em 2008 escreve o roteiro do filme Orochi, adaptado do mangá de Kazuo Umezu e dirigido por Norio Tsuruta. Seu projeto diretorial mais recente é a última entrada da série J-Horror Theater, intitulada The Sylvian Experiements.

Atualmente Takahashi é professor na Escola de Filmes de Tokyo e na Universidade Aichi Shukutoku.

Filmografia: Diretor – Cinema

Ano (curtaTítulo Original           [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
1984 (c夜は千の目を持つ
2004 ソドムの市 Sodom the Killer
2010 恐怖 The Sylvan Experiments

Diretor – Video

2007 (c狂気の海

Diretor – TV

2003 怪談新耳袋                                         [] Tales of Terror from Tokyo                [The Garden]

Roteirista – Cinema

1996 女優霊 Don’t Look Up
1998 リング Ring
1998 新生 トイレの花子さん School Mystery
1999 リング2 Ring 2
2000 リング0 バースデイ Ring 0: Birthday
2000 発狂する唇 Crazy Lips
2001 血を吸う宇宙 Gore from Outer Space
2004 ソドムの市 Sodom the Killer
2008 おろち Orochi
2010 恐怖 The Sylvian Experiments

Roteirista – Video

1992 私を抱いてそしてキスして Hold Me and Kiss Me
1994 XX美しき狩人 XX: Beautiful Hunter
1995 XX 美しき獣 XX: Beautiful Beast
1998 修羅の極道 蛇の道 Serpent’s Path
2005 楳図かずお恐怖劇場                            [絶食] Kazuo Umezu’s Horror Theater [Ambrosia]

Roteirista – TV

1990 離婚・恐婚・連婚
1992 幽霊の棲む旅館 Curse, Death & Spirit
1997 幻想ミッドナイト                               [ゆきどまり]
1998 学校の怪談G                                     [木霊]
1999 学校の怪談 春のたたりスペシャル          [たたり]
2003 京極夏彦 巷説百物語                         [死神或いは七人みさき – 前編] Requiem from the Darkness               [Death Spirits of Seven Man Point – p. 1]
2003 京極夏彦 巷説百物語                         [死神或いは七人みさき – 後編] Requiem from the Darkness               [Death Spirits of Seven Man Point – p. 2]
2004 ウルトラQ dark fantasy                     [ヒエロニムスの下僕] Ultra Q: Dark Fantasy                      [The Slave of Hieronymus]

____________________ 

Referências
Website Oficial de Hiroshi Takahashi (Japonês) 
Japanese Horror Movies Database: Hiroshi Takahashi (Inglês) 
IMDb: Hiroshi Takahashi (Português)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s