GeGeGe no Kitarô (2007)

ゲゲゲの鬼太郎 © Shochiku Co.

 
    
 
Título Original ゲゲゲの鬼太郎
a.k.a. Kitaro (INT)
Gênero Gendaigeki, Fantasy, Yôkai-mono
Diretor Katsuhide Motoki
Roteiro Daisuke Habara
Cinematografia Yasushi Sasakibara
Música Yuta Nakano, Tucker
Produtor Chihiro Kameyama
Estúdio Shochiku Co.
Duração 95 min.
Lançamento 28 de Abril, 2007
 
Estrelando Eiji Wentz (Kitaro), Mao Inoue (Mika Miura), Rena Tanaka (Nekomusume), Yo Oizumi (Nezumi Otoko), Kanpei Hazama (Konaki Jiji), Go Riju (Haruhiko Miura), Ruka Uchida (Kenta Miura), Satoshi Hashimoto (Tio Goro), Shigeru Muroi (Sunakake Baba)

Sinopse Kitaro é um jovem meio-humano e meio-yôkai que ajudar a mediar as relações entre seus dois povos de parentesco, para que ambos possam viver em harmonia. Quando um empresário inescrupuloso contrata o yôkai Nezumi Otoko para assustar os inquilinos de um complexo de apartamentos que pretende demolir, Kitaro atende o chamado de Kenta, um garoto vivendo no lugar que pede sua ajuda. As coisas se complicam quando o pai de Kenta entra em posse de uma pedra com poderes místicos que Nezumi roubou de um santuário xintoísta, o que provoca a ira dos espíritos-raposa que a estavam guardando. Kitaro é pego no fogo cruzado, e deve agora não só proteger Kenta e sua irmã Mika, mas recuperar a pedra antes que os yokais declarem guerra contra a humanidade.

Adaptação O filme é baseado no mangá de mesmo nome criado por Shigeru Mizuki em 1959. A série, que começou com a história Hakaba no Kitarô (Kitaro do Cemitério) como uma apresentação de kamishibai, evoluiu em um dos mangás mais populares da história do Japão, aparecendo nas revistas Shonen Sunday, Shonen Action e Shukan Jitsuwa até 1970. O filme utiliza as personagens e cenário do mangá, mas contém uma história original escrita para o longa-metragem.

Sequência Uma continuação direta do primeiro filme, Kitaro and the Millennium Curse foi lançada em 2008, mantendo os mesmos atores e linha temporal do filme anterior.

Videogame Até o momento não existe videogame baseado no filme. Porém a série GeGeGe no Kitarô possuí inúmeros jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo, GeGeGe no Kitarô: Yôkai daimakyou foi lançado em 1986 para Famicom. Este é o único jogo da franquia Kitaro lançado oficialmente fora do Japão, com o título alternativo de Ninja Kid. O jogo mais recente foi lançado em 2008 para Nintendo DS, chamado GeGeGe no Kitarô: Yôkai daigekisen

Franquia A franquia GeGeGe no Kitarô é incrivelmente bem-sucedida, gerando grandes quantidades de produtos. Além do filme live action e do mangá, a divisão de anime do estúdio Toei produziu cinco séries animadas, a primeira em 1968 e a mais recente em 2007, todas elas apresentadas na Fuji TV; um total de dez filmes animados já foram produzidos, o último deles lançado 2008. Sakaiminato, a cidade natal de Mizuki Shigeru, possuí uma rua completamente dedicada à série, com 134 estátuas de bronze das personagens e dezenas de lojas vendendo livros, CDs, action figures e outros produtos relacionados com a franquia. Um museu dedicado ao autor também pode ser encontrado na região. O time de futebol Gainare Tottori, da divisão 2 da liga de futebol japonesa J. League utiliza Kitaro como mascote oficial do time.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
Cidade de Sakaiminato: Mizuki Shigeru (Inglês)
MobyGames: Ninja Kid (Inglês)
IMDb: GeGeGe no Kitarô (Português) 
Website Oficial do time Gainare Tottori (Japonês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s