Kitaro and the Millennium Curse (2008)

千年呪い歌 © Shochiku Co.

 
    
 
Título Original ゲゲゲの鬼太郎 千年呪い歌
a.k.a. Kitaro: The Curse Song of a Thousand Years (UK)
Gênero Gendaigeki, Fantasy, Yôkai-mono
Diretor Katsuhide Motoki
Roteiro Mitsuhiko Sawamura
Cinematografia Masato Kaneko
Música Ysuharu Takanashi
Produtor Chihiro Kameyama, Nozomu Enoki
Estúdio Shochiku Co.
Duração 119 min.
Lançamento 12 de Julho, 2008
 
Estrelando Eiji Wentz (Kitaro), Kii Kitano (Kaede Hiramoto), Rena Tanaka (Nekomusume), Yo Oizumi (Nezumi Otoko), Kanpei Hazama (Konaki Jiji), Shinobu Terajima (Nunne Onna – Nami), Ji-seob So (Yasha), Takashi Sasano (Ido Sennin), Shigeru Muroi (Sunakake Baba), Ken Ogata (Nurarihyon)

Sinopse Em uma noite escura um espírito maléfico ataca a adolescente Kaede. Estranhas escamas aparecem no corpo da garota, indicando que ela foi amaldiçoada e o espírito voltará em dois dias para roubar-lhe a alma. Por acaso ela encontra os yôkais Nezumi Otoko e Kitaro. Vendo uma oportunidade de fazer uma grana rápida, Nezumi oferece seus serviços e os de Kitaro para livrá-la da praga. Kitaro se propõe a desvendar o mistério por trás da maldição, e acaba descobrindo um plano muito mais nefasto que ameaça destruir a humanidade.

Adaptação O filme é baseado no mangá de mesmo nome criado por Shigeru Mizuki em 1959. A série, que começou com a história Hakaba no Kitarô (Kitaro do Cemitério) como uma apresentação de kamishibai, evoluiu em um dos mangás mais populares da história do Japão, aparecendo nas revistas Shonen Sunday, Shonen Action e Shukan Jitsuwa até 1970. O filme utiliza as personagens e cenário do mangá, mas contém uma história original escrita para o longa-metragem.

Sequência O filme é uma continuação direta do longa-metragem GeGeGe no Kitarô, lançado em 2007, que utiliza os mesmos atores e linha temporal da sequência.

Videogame Até o momento não existe videogame baseado no filme. Porém a série GeGeGe no Kitarô possuí inúmeros jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo, GeGeGe no Kitarô: Yôkai daimakyou foi lançado em 1986 para Famicom. Este é o único jogo da franquia Kitaro lançado oficialmente fora do Japão, com o título alternativo de Ninja Kid. O jogo mais recente foi lançado em 2008 para Nintendo DS, chamado GeGeGe no Kitarô: Yôkai daigekisen

Miscelânea A franquia GeGeGe no Kitarô é incrivelmente bem-sucedida, gerando grandes quantidades de produtos. Além do filme live action e do mangá, a divisão de anime do estúdio Toei produziu cinco séries animadas, a primeira em 1968 e a mais recente em 2007, todas elas apresentadas na Fuji TV; um total de dez filmes animados já foram produzidos, o último deles lançado 2008. Sakaiminato, a cidade natal de Mizuki Shigeru, possuí uma rua completamente dedicada à série, com 134 estátuas de bronze das personagens e dezenas de lojas vendendo livros, CDs, action figures e outros produtos relacionados com a franquia. Um museu dedicado ao autor também pode ser encontrado na região. O time de futebol Gainare Tottori, da divisão 2 da liga de futebol japonesa J. League utiliza Kitaro como mascote oficial do time.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
Cidade de Sakaiminato: Mizuki Shigeru (Inglês)
MobyGames: Ninja Kid (Inglês)
IMDb: GeGeGe no Kitaro:Sennen noroi uta (Português) 
Website Oficial do time Gainare Tottori (Japonês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s