Shinobu Yaguchi

矢口史靖 ©

 
 
    
 
Nome 矢口史靖 (Yaguchi Shinobu)
Data de Nasc. 30 de Maio, 1967
Local de Nasc. Isehara, Japão
Diretor, Roteirista, Editor
 
 
 
 
 
 
 

Shinobu Yaguchi é conhecido por seu estilo cômico peculiar e personagens excêntricos. Ele se especializou em comédias de elenco ao longo dos anos. Seus filmes geralmente envolvem um grupo de desajustados em uma situação difícil ou com uma tarefa complicada, narrando os desafios que eles tem que enfrentar para suceder contra toda a probabilidade. Yaguchi também é um roteirista talentoso, tendo escrito todos os seus longa-metragens.

Trajetória Enquanto estudava design gráfico na Universidade Zokai de Tóquio, Yaguchi começou a fazer filmes em Super 8. Um de seus filmes, 雨女 (possível tradução: Mulher da Chuva), ganhou o Grand Prix do Festival de Filmes PIA, o mais prestigioso festival de cinema independente do Japão. O prêmio lhe garantiu a oportunidade de submeter um novo roteiro, que foi escolhido pelos organizadores para ser produzido através do programa de bolsa de estudos PIA, que também distribuiu o filme para os cinemas. Até o Fim, lançado em 1993, tornou-se o primeiro longa profissional de Yaguchi. O filme foi premiado no Festival de Cinema de Toronto do mesmo ano. Seu trabalho seguinte, Meu Esconderijo Secreto estreou na edição de 1996 do Festival de Cinema de Berlim, além de lançar a carreira da atriz Naomi Nishida. Ganhando notoriedade rapidamente, Yaguchi realizou Muita Adrenalina 1999, seu primeiro filme a ter uma distribuição internacional. O reconhecimento pela crítica solidificou sua posição como um dos novos talentos do cinema contemporâneo japonês.

Aventurando-se no universo televisivo, em 2000 Yaguchi escreveu e dirigiu dois segmentos do especial tanpatsu de J-Horror Gakko no kaidan: Haru no noroi supesharu, sua única incursão no gênero de horror. Imediatamente voltando a comédia, ele consegue seu primeiro grande sucesso de bilheteria em 2001 com Waterboys. O filme foi nomeado para oito prêmios pela Japan Academy e levou dois. Depois de codirigir a antologia de contos Parco Fiction em 2002, Yaguchi volta ao holofote com o super sucesso Swing Girls em 2004. Saudado pelo público e crítica como um dos melhores filmes do ano no Japão, o longa levou seis prêmios da Japan Academy, incluindo o de Melhor Roteiro para Yaguchi.

Durante os anos entre 2004 e 2007 Yaguchi pesquisou o mundo da aviação comercial para escrever o roteiro de um novo filme. Seu único trabalho neste perído foi uma segmento da antologia cinematográfica Tokyo Rhapsody em 2007. Seu próximo grande projeto debutou em 2008, intitulado Bem-Vindos a Bordo, sobre um dia na vida da tripulação e passageiros de uma vôo comercial. No momento ele está trabalhando na pós-produção de seu último projeto, Robo Ji, que premiará em 2012.

Filmografia – Cinema

 Ano (curtaTítulo Original         [Episódio] a.k.a.                                       [Episódio
1993 裸足のピクニック Down the Drain
1997 ひみつの花園 My Secret Cache
1999 アドレナリン・ドライブ Adrenaline Drive
2001 ウォーターボーイズ Water Boys
2002 パルコ フィクション Parco Fiction
2004 スウィングガールズ Swing Girls
2007 歌謡曲だよ、人生は Tokyo Rhapsody
2008 ハッピーフライト Happy Flight
2012 ロボジー Robo Ji
____________________ 
Referências
Website oficial do filme Robo-Ji (Japonês)
IMDb: Shinobu Yaguchi (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s