Ju-on: The Grudge (2003)

呪怨 © Nikkatsu

 
    
 
Título Original 呪怨 (Ju-on)
a.k.a. O Grito (BRA)
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Takashi Shimizu
Roteiro Takashi Shimizu
Cinematografia Tokusho Kikumura
Música Shiro Sato
Produtor Takashige Ichise, Kunio Kawakami
Estúdio Nikkatsu, Oz Co.
Duração 92 min.
Lançamento 25 de Janeiro, 2003
 
Estrelando Megumi Okina (Rika Nishima), Yuya Ozeki (Toshio Saeki), Takako Fuji (Kayako Seaki), Misaki Ito (Hitomi Tokunaga), Misa Uehara (Izumi Toyama), Kanji Tsuda (Katsuya Takunaga), Yoji Tanaka (Yuji Toyama)

Sinopse Continuando a desenvolver o enredo introduzido nas duas primeiras entradas da série, o filme segue um grupo de pessoas amaldiçoadas por entrarem em contato com a casa onde Kayako e Toshio foram assassinados. As histórias são apresentadas em capítulos interligados, fora de ordem cronológica:

Rika: A assistente social voluntária Rika recebe a tarefa de cuidar da idosa Sachie na residência dos Tokunagas, a mesma casa assombrada por Kayako e Toshio.

Katsuya: Kazumi Tokunaga não consegue dormir a noite. A princípio ela acredita ser culpa de seu marido Katsuya, que move-se constantemente na cama. Na manhã seguinte, Katsuya vai para o trabalho deixando Kazumi com Sachie. Quando ele retorna, encontra sua esposa em um terrível estado.

Hitomi: Ao sair do trabalho a noite, Hitomi tenta contatar seu irmão Katsuya. Ele não atende o telefone. Um ruído estranho vindo das sombras atrás dela faz com que Hitomi se tranque no banheiro feminino. Ela telefona para o irmão novamente. A chamada conecta, e um ruído cadavérico ecoa do outro lado da linha.

Toyama: Hirohashi, o supervisor de Rika, vai até a residência dos Tokunagas em busca de sua empregada. Enquanto isso, dois novos detetives são encarregados de procurar pelos residentes desaparecidos da mesma casa. A investigação deles os leva a pedir ajuda para o Det. Toyama, que estava no comando do caso Saeki anos antes.

Izumi: A história progride muitos anos e Izumi, filha do Det. Toyama, já é uma adolescente. Ela tem dificuldades em lidar com o trauma de entrar na casa amaldiçoada, onde três de suas amigas desapareceram. A situação se agrava quando Izumi pressente que os espíritos de suas amigas estão atrás dela. As colegas de escola Chiaru e Miyuki tentam ajudá-la, sem perceber que sua solidariedade pode lhes custar a vida.

Kayako: Rika parece ter superado o trauma sofrido na casa dos Tokunagas e agora vive uma vida normal. Ela encontra sua amiga Mariko em um restaurante, onde vislumbra o fantasma de Toshio. Mais tarde no mesmo dia, ao telefonar para Mariko, Rika descobre que sua amiga está na casa amaldiçoada. Desesperada, Rika corre para o local, esperando estar em tempo para salvar Mariko.

Sequência A franquia Ju-on tem um total de 4 sequências diretas e duas indiretas. Além dos vídeos Ju-on: The Curse e Ju-on: The Curse 2lançados em 2000duas continuações estrearam nos cinemas em 2003, Ju-on: The Grudge Ju-on: The Grudge 2Todos os filmes até este ponto foram dirigidos por Takashi Shimizu. Em 2009, para celebrar os 10 anos da série, dois novos filmes foram produzidos, Ju-on: Old Lady in White e Ju-on: Girl in Black. Os dois últimos não foram dirigidos por Shimizu e são sequências apenas em nome, já que a história não segue o enredo do original.

Prêmios

2002 Screamfest
Melhor Filme Estrangeiro Takashi Shimizu

Videogame Em 2009 a companhia de software AQ Interactive lançou um jogo baseado no filme para a plataforma Wii. O jogo é chamado Kyôfu Taikan: Ju-on no Japão, Ju-on: The Grudge – A Fright Simulator na Europa e Ju-on: The Grudge Haunted House Simulator nos EUA.

Remake Uma produção americana foi lançada em 2004, intitulada The Grudge e dirigida por Takashi Shimizu. A versão americana amalgama elementos dos quatro primeiros filmes japoneses em uma história de estrutura mais linear. O remake teve duas sequências diretas: The Grudge 2 foi dirigido por Shimizu e The Grudge 3, que foi lançado direto em vídeo, foi dirigido por Toby Wilkins.

Franquia Uma série de mangá, Ju-on: Video Side foi lançada em 2006, com uma história escrita por Takashi Shimizu e  adaptada para mangá por Miki Rinno. Muitos outros produtos ainda são comercializados, como roupas, brinquedos e suvenires.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Ju-on: The Grudge (Inglês)
IMDb: Ju-on: The Grudge (Inglês)
Kalat, David. J-Horror: The Definitive Guide to The Ring, The Grudge and Beyond. New York: Vertical, 2007. 
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s