Ju-on: The Grudge 2 (2003)

呪怨 2 © Nikkatsu

 
    
 
Título Original 呪怨 2 (Ju-on 2)
a.k.a. O Grito 2 (BRA)
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Takashi Shimizu
Roteiro Takashi Shimizu
Cinematografia Tokusho Kikumura
Música Shiro Sato
Produtor Takashige Ichise, Kunio Kawakami
Estúdio Nikkatsu, Oz Co.
Duração 95 min.
Lançamento 24 de Agosto, 2003
 
Estrelando Noriko Sakai (Kyoko Harase), Chiaru Niiyama (Tomoka Miura), Yuya Ozeki (Toshio Saeki), Takako Fuji (Kayako Saeki), Kei Horie (Yamashita Noritaka), Emi Yamamoto (Megumi), Shingo Katsurayama (Keisuke), Yui Ichikawa (Chiaru)

Sinopse A casa da família Saeki, o cenário de uma sucessão de assassinatos medonhos ao longo dos anos, é agora uma famosa casa assombrada. A equipe de TV liderada pelo diretor Keisuke entra na residência maldita para gravar um episódio de um programa de variedades. Após a filmagem, os membros da produção desaparecem ou morrem misteriosamente. Utilizando a mesma estrutura de capítulos fora de ordem cronológica das outras entradas da série Ju-on, o filme fragmenta a linha temporal, indo e voltando no tempo:

Kyoko: Depois de um acidente de carro, a atriz Kyoko Harase sofre um aborto espontâneo. Vítima do mesmo acidente, seu noivo Masashi fica em coma. No hospital, Kyoko vê o espírito de Toshio. Algumas semanas se passam e Kyoko retorna ao trabalho. Então, durante um exame rotineiro com seu médico, ela descobre que seu bebê está vivo e saudável dentro dela.

Tomoka: A apresentadora Tomoka, do show de variedades “Heart-Stoping Backgrounds”, se prepara para filmar o próximo episódio, que será situado na famosa casa assombrada onde a família Saeki foi assassinada. O show contará com a participação da estrela de filmes de horror Kyoko Harase. Em casa, enquanto ensaia para a apresentação, Tomoko ouve inexplicáveis batidas na parede de seu apartamento.

Megumi: A cabeleireira Megumi prepara o cabelo de Kyoko, usando um dos quartos da casa assombrada como camarim. Ela nota uma mancha negra e úmida no chão. No final do dia de filmagem, quando está saindo do local, Megumi percebe que a mancha está maior e tem marcas de unhas ao redor. Profundamente perturbada, ela foge da casa o mais rápido o possível.

Keisuke: O diretor Keisuke encontra Kyoko no hospital, onde ela está visitando Masashi. Ele confessa a ela que desde a filmagem na casa assombrada, as pessoas envolvidas estão morrendo ou desaparecendo. Ele leva Kyoko para casa. Lá eles encontram Megumi, que parece estar em estado de choque.

Chiaru: Pesadelos assustadores afligem Chiaru desde a morte de sua amiga Izumi, que aconteceu pouco depois da visita dela à casa assombrada. Durante sua atuação como extra no último filme da atriz Kyoko Harase, Chiaru vê algo terrível, que desencadeia uma série de acontecimentos sinistros.

Kayako: Ao visitar a casa assombrada uma vez mais, Keisuke encontra Kyoko no local. Ele a leva para o hospital, onde ela entra em parto. Depois de uma análise da situação, os médicos se preparam para realizar uma cesariana. Neste momento porém, o bebê começa a nascer sem auxílio.

Sequência A franquia Ju-on tem um total de 4 sequências diretas e duas indiretas. Além dos vídeos Ju-on: The Curse e Ju-on: The Curse 2lançados em 2000duas continuações estrearam nos cinemas em 2003, Ju-on: The Grudge Ju-on: The Grudge 2Todos os filmes até este ponto foram dirigidos por Takashi Shimizu. Em 2009, para celebrar os 10 anos da série, dois novos filmes foram produzidos, Ju-on: Old Lady in White e Ju-on: Girl in Black. Os dois últimos não foram dirigidos por Shimizu e são sequências apenas em nome, já que a história não segue o enredo do original.

Prêmios

2003 Sitges – Catalonia International Film Festival
Melhor Filme (nomeado)

Videogame Em 2009 a companhia de software AQ Interactive lançou um jogo baseado no filme para a plataforma Wii. O jogo é chamado Kyôfu Taikan: Ju-on no Japão, Ju-on: The Grudge – A Fright Simulator na Europa e Ju-on: The Grudge Haunted House Simulator nos EUA. 

Remake Uma produção americana foi lançada em 2004, intitulada The Grudge e dirigida por Takashi Shimizu. A versão americana amalgama elementos dos quatro primeiros filmes japoneses em uma história de estrutura mais linear. O remake teve duas sequências diretas: The Grudge 2 foi dirigido por Shimizu e The Grudge 3, que foi lançado direto em vídeo, foi dirigido por Toby Wilkins.

Franquia Uma série de mangá, Ju-on: Video Side foi lançada em 2006, com uma história escrita por Takashi Shimizu e adaptada para mangá por Miki Rinno. Muitos outros produtos ainda são comercializados, como roupas, brinquedos e suvenires.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Ju-on: The Grudge 2 (Inglês)
IMDb: Ju-on: The Grudge 2 (Inglês)
Kalat, David. J-Horror: The Definitive Guide to The Ring, The Grudge and Beyond. New York: Vertical, 2007.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s