Ju-on: The Curse 2 (2000)

呪怨 2 © Toei Co.

 
 
    
 
Título Original 呪怨 2 (Ju-on 2)
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Takashi Shimizu
Roteiro Takashi Shimizu
Cinematografia Nobuhito Kitsugi
Música Gary Ashiya
Produtor Takashige Ichise, Kazuo Kato
Estúdio Toei Co.
Duração 76 min.
Lançamento 14 de Abril, 2000
 
Estrelando Yurei Yanagi (Shunsuke Kobayashi), Ryota Koyama (Toshio Saeki), Taiji Suzuki (Taizo Mizumura), Denden (Det. Yoshikawa), Taro Suwa (Det. Kamio), Takako Fuji (Kayako Saeki), Takashi Matsuyama (Takeo Saeki), Yuko Daike (Kyoko Suzuki)

Sinopse Uma sequência e recapitulação do primeiro filme, os primeiros 30 minutos deste longa-metragem correspondem aos 30 últimos minutos do filme anterior. Um série de assassinatos brutais em uma casa suburbana em Tóquio dá origem a uma poderosa maldição, que condena à morte todos que entram no local. O filme acompanha os últimos dias de vida de todos os que entram em contato com a residência, apresentando suas histórias em capítulos interligados fora de ordem cronológica:

Kayako: Prof. Kobayashi decide visitar Toshio Saeki, um de seus alunos que não tem comparecido às aulas recentemente.

Kyoko: O agente imobiliário Tatsuya pede a sua irmã Kyoko para dar uma olhada em uma casa que ele adquiriu recentemente por um preço muito baixo. Ele diz que todos os moradores anteriores foram assassinados ou desaparecerem, com exceção de um, que está no hospital.

Tatsuya: Um novo casal se move para a casa amaldiçoada, os Kitadas. Yoshimi Kitada, esposa de Hiroshi, recebe um pacote postal sem remetente. Dentro ela encontra um desenho de Toshio e o diário de Kayako. Enquanto isso, Tatsuya leva a irmã Kyoko e seu filho Nobuyuki, ambos em estado semi catatônico, para a casa de seus pais fora da cidade.

Kamio: Detetive Kamio e o jovem cadete Iizuka vão até a casa do Det. Yoshikawa, que tem agido de maneira estranha recentemente.

Nobuyuki: A narrativa volta no tempo e mostra Nobuyuki na escola limpando a sala de aula com quatro estudantes. Ele mantém-se distante dos outros, olhando pela janela, aparentemente perdido em pensamentos. Do lado de fora, na chuva, uma figura fantasmagórica com longos cabelos negros observa Nobuyuki.

Saori: A casa está a venda mais um vez. Vozes de garotas ecoam de dentro da residência. As vozes debatem a decisão de Saori, presumivelmente uma delas, de entrar no local. Um barulho assustador em algum lugar no interior da casa põe um fim na conversa.

Sequência A franquia Ju-on tem um total de 4 sequências diretas e duas indiretas. Além dos vídeos Ju-on: The CurseJu-on: The Curse 2, lançados em 2000duas continuações estrearam nos cinemas em 2003, Ju-on: The Grudge Ju-on: The Grudge 2Todos os filmes até este ponto foram dirigidos por Takashi Shimizu. Em 2009, para celebrar os 10 anos da série, dois novos filmes foram produzidos, Ju-on: Old Lady in White e Ju-on: Girl in Black. Os dois últimos não foram dirigidos por Shimizu e são sequências apenas em nome, já que a história não segue o enredo do original.

Videogame Em 2009 a companhia de software AQ Interactive lançou um jogo baseado no filme para a plataforma Wii. O jogo é chamado Kyôfu Taikan: Ju-on no Japão, Ju-on: The Grudge – A Fright Simulator na Europa e Ju-on: The Grudge Haunted House Simulator nos EUA.

Remake Uma produção americana foi lançada em 2004, intitulada The Grudge e dirigida por Takashi Shimizu. A versão americana amalgama elementos dos quatro primeiros filmes japoneses em uma história de estrutura mais linear. O remake teve duas sequências diretas: The Grudge 2 foi dirigido por Shimizu e The Grudge 3, que foi lançado direto em vídeo, foi dirigido por Toby Wilkins.

Franquia Uma série de mangá, Ju-on: Video Side foi lançada em 2006, com uma história escrita por Takashi Shimizu e  adaptada para mangá por Miki Rinno. Muitos outros produtos ainda são comercializados, como roupas, brinquedos e suvenires.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Ju-on: The Curse 2 (Inglês)
IMDb: Ju-on: The Curse 2 (Inglês)
Kalat, David. J-Horror: The Definitive Guide to The Ring, The Grudge and Beyond. New York: Vertical, 2007. 
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s