Ju-on: The Curse (2000)

呪怨 © Toei Co.

 
 
    
 
Título Original 呪怨 (Ju-on)
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Takashi Shimizu
Roteiro Takashi Shimizu
Cinematografia Nobuhito Kitsugi
Música Gary Ashiya
Produtor Takashige Ichise, Kazuo Kato
Estúdio Toei Co.
Duração 70 min.
Lançamento 11 de Fevereiro, 2000
 
Estrelando Yurei Yanagi (Shunsuke Kobayashi), Ryota Koyama (Toshio Saeki), Hitomi Miwa (Yuki), Asumi Miwa (Kanna Murakami), Chiaki Kuriyama (Mizuho Tamura), Takako Fuji (Kayako Saeki), Takashi Matsuyama (Takeo Saeki), Yuko Daike (Kyoko Suzuki)

Sinopse Uma série de assassinatos horríveis ocorre em uma casa suburbana na ala Nerima de Tóquio. Enfurecidos, os espíritos dos mortos se recusam a deixar a moradia, gerando uma poderosa maldição. Todos os que entram na casa são marcados, morrendo pouco depois. O enredo acompanha os últimos dias dos infelizes que entram em contato com a local, apresentando suas histórias em capítulos fora de ordem cronológica:

Toshio: Prof. Kobayashi decide visitar o estudante Toshio Saeki, que não tem comparecido às aulas.

Yuki: A linha temporal muda, e os Saekis não vivem mais na casa. Agora, os Murakamis ocupam o lugar. A jovem Kanna estuda com sua tutora Yuki. Durante a sessão de estudos, Yuki diz ouvir barulhos estranhos em algum lugar na casa, barulhos que Kanna parece não ouvir.

Mizuho: Tamura Mizuho, a namorada de Tsuyoshi Murakami, irmão de Kanna, espera por ele em frente a escola. Ela encontra a bicicleta e mochila de Tsuyoshi, mas nenhum sinal dele. Porém, enquanto anda pelo pátio, Tamura encontra um telefone celular.

Kanna: Os detetives Yoshikawa e Kamio investigam um misterioso assassinato. O corpo desmembrado de uma estudante foi encontrado em uma escola, juntamente com coelhos mortos e uma mandíbula humana que não pertence ao corpo que a polícia possui.

Kayako: A narrativa volta no tempo e mostra Prof. Kobayashi no começo do filme. Ele encontra Toshio em seu quarto, desenhando figuras estranhas. Ao entrar em outro quarto Kobayashi descobre o diário de Kayako, a mãe de Toshio.

Kyoko: O agente imobiliário Tatsuya pede a sua irmã Kyoko para dar uma olhada na nova casa que ele adquiriu. Ele diz que todos os residentes passados desapareceram ou morreram, com exceção de um, que está no hospital.

Sequência A franquia Ju-on tem um total de 4 sequências diretas e duas indiretas. Além dos vídeos Ju-on: The Curse e Ju-on: The Curse 2lançados em 2000duas continuações estrearam nos cinemas em 2003, Ju-on: The Grudge Ju-on: The Grudge 2Todos os filmes até este ponto foram dirigidos por Takashi Shimizu. Em 2009, para celebrar os 10 anos da série, dois novos filmes foram produzidos, Ju-on: Old Lady in White e Ju-on: Girl in Black. Os dois últimos não foram dirigidos por Shimizu e são sequências apenas em nome, já que a história não segue o enredo do original.

Videogame Em 2009 a companhia de software AQ Interactive lançou um jogo baseado no filme para a plataforma Wii. O jogo é chamado Kyôfu Taikan: Ju-on no Japão, Ju-on: The Grudge – A Fright Simulator na Europa e Ju-on: The Grudge Haunted House Simulator nos EUA.

Remake Uma produção americana foi lançada em 2004, intitulada The Grudge e dirigida por Takashi Shimizu. A versão americana amalgama elementos dos quatro primeiros filmes japoneses em uma história de estrutura mais linear. O remake teve duas sequências diretas: The Grudge 2 foi dirigido por Shimizu e The Grudge 3, que foi lançado direto em vídeo, foi dirigido por Toby Wilkins.

Franquia Uma série de mangá, Ju-on: Video Side foi lançada em 2006, com uma história escrita por Takashi Shimizu e  adaptada para mangá por Miki Rinno. Muitos outros produtos ainda são comercializados, como roupas, brinquedos e suvenires.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
JHMDb: Ju-on: The Curse (Inglês)
IMDb: Ju-on: The Curse (Inglês)
Kalat, David. J-Horror: The Definitive Guide to The Ring, The Grudge and Beyond. New York: Vertical, 2007. 
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s