Kaidan (2007)

怪談 © TV Asahi

 
    
 
Título Original 怪談 (Kaidan)
a.k.a.
Gênero Gendaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Hideo Nakata
Roteiro Satoko Okudera
Cinematografia Jun’ichiro Hayashi
Música Kenji Kawai
Produtor Takashige Ichise, Junichi Sakamoto
Estúdio TV Asahi, Avex Entertainment
Duração 120 min.
Lançamento 4 de Agosto, 2007
 
Estrelando Kukonosuke Onoe V (Shinkichi), Hitomi Kuroki (Toyoshiga), Mao Inoue (Ohisa), Kumiko Aso (Orui), Asaka Seto (geisha)

Sinopse Uma maldição que atravessa gerações destrói a vida de dois amantes, descendentes de duas famílias com um rancor mútuo violento. Durante o período Edo, o humilde vendedor de tabaco Shinkichi inicia uma intensa relação amorosa com a linda professora de canto Toyoshiga. Extremamente ciumenta, Toyoshiga se enfurece quando seu amante fala com outras mulheres. Incapaz de suportar a pressão, Shinkichi deixa a professora. Aflita, ela convalesce, mas não antes de jurar vingança do além-túmulo. Shinkichi deixa a cidade esperando poder reconstruir sua vida com Ohisa, uma das ex-alunas da professora. Mas a maldição de seus descendentes persiste, agora encarnada na presença espectral de Toyoshiga, que segue Shinkichi a todo o lugar, lhe trazendo miséria e infelicidade onde quer que ele vá.

Adaptação Kaidan é uma adaptação de uma história de rakugo, o kaidan banashi 真景累ヶ淵 (aprox. O Fantasma do Pântano Kasane), escrita por Enko San’yutei. O conto é um tópico popular de produções para cinema, tendo sido adaptada mais de uma dúzia de vezes. Entra as mais famosas estão Passion of a Female Teacher (1926) de Kenji Mizoguchi, 怪談累ヶ淵 (1930) de Buntaro Futagawa e Ghost of Kasane Swamp (1957) de Nobuo Nakagawa.

Prêmios

2008 Yokohama Film Festival
Melhor Roteiro Satoko Okudera

Miscelânea Kaidan é a quinta entrada da série “J-Horror Theater” de filmes. O projeto foi desenvolvido por Takashige Ichise e sua companhia Entertainment Farm em 2004 com o intuito de promover filmes J-Horror fora do Japão, especialmente nos EUA. Os direitos de distribuição internacional da série foram vendidos para a companhia americana Lions Gate Films antes mesmo dos filmes estarem finalizados, um tipo de acordo inédito na história do cinema japonês. 

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
____________________
Referências
IMDb: Kaidan (Inglês) 
真景累ヶ淵 (Japonês)
Kalat, David. J-Horror: The Definitive Guide to The Ring, The Grudge and Beyond. New York: Vertical, 2007.
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s