Godzilla (1954)

ゴジラ © Toho Co.

 
    
 
Título Originalゴジラ (Gojira) 
a.k.a. 
Gênero Gendaigeki, Horror, Kaiju
Diretor Ishirô Honda
Roteiro Ishirô Honda, Shigeru Kayama, Takeo Murata
Cinematografia Masao Tamai
Música Akira Ifukube
Produtor Tomoyuki Tanaka
Estúdio Toho Co.
Duração 96 min.
Lançamento 3 de Novembro, 1954
 
Estrelando Akira Takarada (Hideo Ogata), Momoko Kochi (Emiko Yamane), Akihiko Hirata (Daisuke Serizawa), Takashi Shimura (Dr. Kyouhei Yamane), Sachio Sakaki (Reporter Hagiwara)

Sinopse Uma série de estranhos ataques a barcos e comunidades no litoral do Japão levam o arqueologista Kyouhei Yamane de Tóquio até um remoto vilarejo para realizar uma investigação. Lá ele encontra uma criatura reptiliana gigantesca, que os nativos chamam de “Gojira”. Após seu retorno a Tóquio, o governo pede a Yamane que descubra uma maneira de eliminar o monstro, antes que o mesmo cause mais destruição. Enquanto isso Emiko, filha de Yamane e noiva do Dr. Daisuke Serizawa, um cientista brilhante, encontra-se dividida entre seu compromisso matrimonial e o florescer de uma nova paixão pelo capitão Hideo Ogata. Com Gojira cada vez mais próximo da Baía de Tóquio, as decisões destas quatro pessoas tornam-se cruciais na luta contra a criatura, botando em jogo não só o futuro de Tóquio, mas de todo o Japão.

Adaptação O filme é baseado no livro ゴジラ (Aprox. Gojira) do escritor e roteirista Shigeru Kayama.

Sequência Godzilla foi seguido por Godzilla Rides Again em 1955, e outras continuações nos anos seguintes. Atualmente a série conta com 28 filmes produzidos no Japão e uma produção americana.

Spin-Off A primeira série animada foi produzida por Hanna-Barbera e Toho Co. em 1978 e intitulada Godzilla; um novo seriado surgiu em 1997, chamado Godzilla Island, composto de 256 episódios de três minutos; em 1998, depois do lançamento do remake americano, Fox Kids apresentou a animação Godzilla: The Series, que durou duas temporadas, com um total de 40 episódios.

Videogame A franquia Godzilla gerou um grande número de jogos para os mais variados consoles. O primeiro jogo foi desenvolvido pela companhia The Code Works em 1980 para o computador Commodore 64 e foi intitulado Godzilla. Jogos para outros consoles incluem Super Godzilla for SNES, Godzilla Online para Windows, Godzilla Generations para Dreamcast e Godzilla: Destroy All Monsters Melee para Gamecube e Xbox. O último jogo até o momento é Godzilla: Unleashed para PlayStation 2 e Wii, lançado em 2007.

Remake Um remake americano foi realizado em 1998, com o nome Godzilla, dirigido por Roland Emmerich. O filme possui alguns aspectos do original de 1954, mas é em sua maioria um produção nova, reinventando a história do monstro.

Franquia A franquia já foi transformada nos mais variados tipos de mercadorias. O personagem foi utilizado extensivamente em comics, primeiro no Japão e subsequentemente nos EUA, passando pelas editoras Marvel Comics, Dark Horse Comics e IDW Publishing. Além de Cds, action figures e suvenires, o personagem tornou-se um ícone da cultura pop japonesa e desenvolveu uma carreira fora dos filmes. Entre suas muitas honras, Godzilla foi transformado em atração no Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki em Tóquio, recebeu um Lifetime Achievement Award da MTV em 1996 e ganhou sua própria estrela na Calçada da Fama em Holywood no ano de 2004.

Miscelânea Uma versão re-editada do filme original foi lançada nos EUA com o nome Godzilla, King of the Monsters! Esta versão contém sequências alteradas, nas quais partes do filme original foram removidas e novas cenas incluídas. O novo conteúdo foi produzido em Hollywood e introduz um repórter americano à trama (interpretado por Raymond Burr), que está no Japão cobrindo o ataque do monstro. Esta versão foi feita sob medida para o público americano, o qual os distribuidores acreditavam não iria receber o filme positivamente sem um personagem ocidental.

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
Referências
JHMDb: Godzilla (Inglês)
IMDb: Godzilla (Inglês)
MobyGames: Godzilla Games (Inglês)
1996 MTV Movie Awards (Inglês)
Walk of Fame: Godzilla (Inglês)
GCD.org: Godzilla Comics (Inglês)
Amazon.co.jp: 平成ゴジラ クロニクル (Japonês) 
Parque de Diversões Asakusa Hana-Yashiki (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s