The Ghost of Yotsuya (1959)

東海道四谷怪談 © Shintoho.

 
    
 
Título Original 東海道四谷怪談 (Tôkaidô yotsuya kaidan)
a.k.a. 
Gênero Jidaigeki, Horror, Shinrei-mono
Diretor Nobuo Nakagawa
Roteiro Masayoshi Onuki, Yoshihiro Ishikawa
Cinematografia Tadashi Nishimoto
Música Michiaki Watanabe
Produtor Mitsugu Okura
Estúdio Shintoho
Duração 76 min.
Lançamento 11 de Julho, 1959
 
Estrelando Shigeru Amachi (Iemon Tamiya), Katsuko Wakasugi (Oiwa), Shuntaro Emi (Naosuke), Noriko Kitazawa (Sode), Ryuzaburo Nakamura (Yomoshichi), Junko Ikeuchi (Ume Ito), Jun Otomo (Takuetsu) 

Sinopse Iemon Tamiya, um samurai destituído, pretende melhorar seu futuro casando-se com a bela Oiwa, filha de um próspero comerciante. O comerciante recusa-se a aceitar sua proposta, e Iemon o mata. Com a ajuda do carregador de lanternas Naosuke, única testemunha de seu crime, o samurai inicia uma série de esquemas sórdidos para atingir seu objetivo, deixando muitos cadáveres em seu caminho. Anos mais tarde, já casado com Oiwa e com um bebê, Iemon está mais uma vez sem prospectos e sem dinheiro. Quando uma nova oportunidade de progresso aparece, ele cuidadosamente orquestra a morte de sua esposa atual, assim libertando-se para casar com a filha de um abastado cidadão local. No entanto, nem mesmo a morte pode acalmar a raiva fervendo dentro de Oiwa, e seu espírito obcecado por vingança não descansará até que Iemon pague pelas atrocidades que cometeu.

Adaptação The Ghost of Yotsuya foi adaptado de uma peça kabuki de mesmo nome, escrita em 1825 por Namboku Tsuruya IV [1755-1839], um dos escritores do gênero mais famosos de seu tempo.

Miscelânea A história de Oiwa é um dos contos kaidan mais conhecidos do folclore japonês. Mais de 20 versões cinematográficas forma produzidas no Japão, entre as quais destacam-se as versões de Shozo Makino (Tôkaidô yotsuya kaidan, 1912), Daisuke Ito (Yotsuya Ghost Story New Edition, 1928), Keisuke Kinoshita (The Yotsuya Ghost Story I & II, 1949) e Shiro Toyoda (Illusion of Blood, 1965).

Recursos

Artigos Resenhas Estudos Acadêmicos
Referências
Kinema Junpo: 東海道四谷怪談  (Japonês)
IMDb: The Ghost of Yotsuya (Inglês)
Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s